Imagem / Divulgação.
A aluna do 6º ano Julia Marcondes de Lucca, estudante do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II, na comunidade Distrito Bormann, esteve juntamente com sua mãe Simone, professora Luciane Cazella e o presidente do Sindicato Rural de Guaraniaçu, Eloi Cassol, em Curitiba na última segunda-feira (30), onde, Julia foi comtemplada com a premiação do Concurso Agrinho 2023, na categoria de Redação.
O projeto de iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR, alcançou sua 28ª edição com números recordes de participação. Foram inscritos mais de 1 milhão de trabalhos, resultando em 1.956 prêmios. O evento de encerramento foi realizado no ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
A temática escolhida para esta edição foi "Transformando o Mundo por Meio de Iniciativas" cuja escolha foi fundamentada nos princípios do ESG (acrônimo em inglês que representa os pilares de sustentabilidade ambiental, social e de governança empresarial). Juntamente com as categorias tradicionais de Pintura, Escrita, Experimentação Pedagógica, Estabelecimento Educacional Agrinho e Comunidade Agrinho, o evento englobou concursos desenvolvidos em cooperação com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR): Redação Paraná Nota 10, Programação e Robótica, Relatório de Pesquisa - Colégio Agrícola (este último sendo uma novidade na edição de 2023).
Alunos engajados - Participaram do concurso um total de 2.831 escolas, 1.953 das quais pertencentes à rede de ensino estadual. O programa envolveu ainda 23 colégios agrícolas e 181 Apaes, ultrapassando a marca de 1 milhão de trabalhos submetidos. No total 1.956 trabalhos foram vencedores, tendo seus autores sido premiados com smartphones, tablets, chromebooks e projetores multimídia, além de três automóveis para os professores vencedores da categoria Experiência Pedagógica.
Além das premiações tradicionais, uma novidade desta edição foram os prêmios regionais para os três primeiros colocados em cada categoria do Agrinho Tradicional, além dos prêmios estaduais. Durante o evento, também foram concedidos prêmios aos Embaixadores de Programação, reconhecendo os profissionais dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) que mais se destacaram em seu envolvimento com as escolas nesta categoria do concurso.
“Este programa é a forma de contribuirmos com a cidadania. O Programa Agrinho pode ajudar as novas gerações, transformando a nossa sociedade e o nosso país”, afirmou Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Categoria Redação Paraná Nota 10 - Com mais de 600 mil redações produzidas por alunos da rede de ensino do estado, a categoria premiou 896 estudantes e professores que, em seus trabalhos, abordaram o tema “Ações que transformam o Mundo”.
Categoria Robótica - Voltada ao fomento do desenvolvimento de projetos de robótica, aplicados à construção de protótipos com materiais descartados/recicláveis, a categoria somou 2.610 participantes, premiando 64 projetos realizados por 256 estudantes e 64 professores da rede de ensino estadual.
Categoria Programação - Idealizada com o objetivo de incentivar e valorizar o ensino da tecnologia e da programação, o concurso contou com 10.794 participantes da fase escolar; 1.927 da fase regional e 232 da fase estadual. A categoria premiou 122 estudantes e 122 professores da rede.
É com imensa satisfação que a equipe da direção e toda comunidade escolar do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro II, na comunidade Distrito Bormann parabeniza a aluna Julia Marcondes de Lucca pela conquista alcançada.
Redação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.