Foto: RRMAIS.
Neste domingo, 1º de outubro, a população se dirigiu novamente às urnas e desta vez, para eleger os membros que atuarão pelos próximos quatro anos, como conselheiro tutelar de cada município brasileiro.
Esta eleição foi realizada sob a responsabilidade das Comissões Especiais designadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada cidade.
Em Guaraniaçu, a votação ocorreu das 8h às 17h, nas dependências da Escola Municipal Professor Joaquim Modesto da Rosa e transcorreu de forma natural, sem registro de nenhuma intercorrência relacionada às urnas eletrônicas ou qualquer outro motivo.
Voto facultativo
Apesar de ser um voto facultativo, 1.563 eleitores compareceram as urnas para contribuir com a composição do Conselho Tutelar.
Resultado da Eleição:
Eleitos
1- Ivanir do Valle - 380 votos
2- Karol Gurski - 293 votos
3- Silmara Nunes - 240 votos
4- Fátima Moraes - 231 votos
5- Maria do Belém - 155 votos
Suplentes
6- Marizete Lima - 114 votos
7- Odila T. Castilho - 106 votos
8- Renato Bolinha - 44 votos.
Total de votos 1563.
Conselho Tutelar
Os Conselhos Tutelares foram criados há mais de três décadas, quando instituído o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O artigo 131 do código estabelece que os conselhos são órgãos autônomos com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.
As eleições são de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), sob fiscalização do Ministério Público, de acordo com o artigo 139 da Lei nº 8.069/1990 — Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Assim, as comissões se responsabilizaram por todo o processo da eleição, desde o registro de candidaturas, passando pela organização dos locais de votação, pela divulgação da listagem de eleitores aptos a votar até a totalização e divulgação dos resultados.
Redação
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.