Imagem / Arquivo Familiar.
João Paulo Modesto, um adulto de 32 anos, residente em Guaraniaçu, passou por uma cirurgia delicada, realizada no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), em Cascavel/PR.
O procedimento foi realizado no dia 06 de fevereiro, e o motivo, foi a retirada de uma pedra vesical, de tamanho impressionante, pois a “pedra” media 17 cm e pesou 1 quilo e 75gramas que estava alojada em sua bexiga. De acordo com informações da equipe médica, esta pode ser uma das maiores pedras já removidas do órgão no País.
João Paulo Modesto/ Arquivo Familiar.
A vida de João Paulo tem sido marcada por uma série de desafios no que se trata a sua saúde. Desde o nascimento, ele enfrentou problemas decorrentes de uma condição chamada Mielomeningocele, que deixou várias sequelas e exigiu 19 cirurgias ao longo da sua vida. Foram realizados procedimentos na coluna, modificações na bexiga e intestino, nos pés e uma válvula na cabeça, entre outras cirurgias. Apesar das dificuldades, João Paulo é conhecido por sua positividade, alegria e inteligência notável.
Infelizmente, após seu último procedimento cirúrgico, João Paulo teve complicações que devido a sensibilidade da sua pele, romperam-se os pontos na bexiga causando-lhe uma infecção grave. Ele precisou ser entubado e foi transferido para a UTI, onde permaneceu até o dia 15 de fevereiro, quando foi transferido novamente para o quarto do hospital e assim continuar sua recuperação.
A história de João Paulo Modesto é um exemplo de resiliência e força diante de adversidades. Sua família, amigos e equipe médica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, estão unidos em sua recuperação e torcem por sua melhora e retorno à saúde plena.
Curiosidade:
No ano de 2019, foi realizada uma cirurgia para retirada de um cálculo, que pesou 1,3 Kg e com 18 cm de comprimento. A cirurgia aconteceu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho na região Norte da Bahia, considerada a maior do País.
A pedra vesical é um cálculo composto de cálcio e sódio formado na própria bexiga. Ocorre em decorrência da dificuldade do esvaziamento do órgão e em homens com hiperplasia prostática (aumento da próstata). Assim que diagnosticada, deve ser retirada para não provocar complicações, como retenção urinária.
A equipe do Portal RRMAIS deseja uma boa recuperação ao João Paulo e resiliência a sua mãe, Sonia Modesto que o acompanha nesta jornada.
Redação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.