Imagem / RRMAIS.
O serviço aero médico do CONSAMU (Consórcio de Saúde do Oeste/PR), esteve por volta das 14h45min desta terça-feira (19), em Guaraniaçu, para realizar o transporte de um paciente (homem) de 65 anos de idade, identificado pelas iniciais A.N., residente em Guaraniaçu, que sofreu Infarto Agudo do Miocárdio, em seu local de trabalho.
O paciente foi conduzido para atendimento médico no hospital Santo Antônio, onde recebeu os primeiros atendimentos e devido a gravidade clínica, precisou ser removido para atendimento médico especializado no HUOP, na cidade de Cascavel.
IAM – Infarto Agudo do Miocárdio:
Popularmente conhecido como ataque cardíaco, o Infarto Agudo do Miocárdio é um processo de morte do tecido (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de oxigênio, devido à obstrução da artéria coronária. Essa obstrução ocorre, em geral, pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose (placa de gordura), causando estreitamentos dos vasos sanguíneos do coração, e que pode levar à morte súbita.
O que provoca o infarto agudo do miocárdio?
A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.
Quais são os primeiros sinais de um infarto?
Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.
Qual a idade de maior risco de infarto?
“O infarto é mais frequente em homens, especialmente a partir dos 45 anos, porém, também tem acometido pessoas mais jovens. Ainda, observamos um aumento significativo no sexo feminino”, afirma o cardiologista. “Dor no peito é um dos principais sintomas, que pode ser irradiado para o braço, normalmente, esquerdo.
Redação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” - Guaraniaçu-PR.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.