A Promotoria de Justiça da Comarca de Guaraniaçu/PR expediu a Recomendação Administrativa n.º 16/2024, no âmbito do Inquérito Civil MPPR n.º 0058.24.000725-0, destinada ao Secretário de Estado da Educação do Paraná e à Chefia do Núcleo Regional de Educação de Cascavel.
No documento, o Ministério Público recomenda a preservação do CEEBJA Professor Albano Tomasini como instituição voltada exclusivamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontando que sua manutenção é essencial para garantir o direito à educação de adolescentes, jovens e adultos da região.
Entre as solicitações destacadas na recomendação, estão:
Manutenção da estrutura física e pedagógica do CEEBJA para o ano de 2025 e posteriores;
Garantia de matrículas na unidade sem transferência unilateral dos alunos para outras modalidades educacionais.
A Promotoria argumenta que o fechamento ou transferência do CEEBJA constitui um retrocesso social, prejudicando o acesso à educação para pessoas que já enfrentam desafios para retomar os estudos. Além disso, critica a falta de diálogo com a comunidade local na decisão de alteração da modalidade educacional.
Os destinatários têm o prazo de 05 (cinco) dias corridos para se manifestarem sobre o atendimento à recomendação. O descumprimento poderá resultar na adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis.
Para mais informações, a íntegra do documento pode ser consultada na Promotoria de Justiça de Guaraniaçu.
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.