Planilha ou Aplicativo? Qual a melhor opção para controlar meus gastos?

 Planilha ou Aplicativo? Qual a melhor opção para controlar meus gastos?

Falando um pouco mais sobre finanças pessoais, hoje vamos abordar um pouco sobre como melhorar seu controle financeiro, ou seja, para você que já começou a tomar nota de suas despesas e anotá-las em uma planilha ou mesmo em uma listagem manuscrita, dou-lhe os parabéns. Se você ainda não começou recomendo que leia os artigos anteriores e comece agora mesmo.

Digo isso, pois em tudo que fazemos, sempre podemos (e devemos) avançar e ser aperfeiçoados, então, a fim de melhorar vamos agora sugerir itens que podem contribuir na melhora dos controles financeiros.

Controle em Planilhas

Existem algumas dezenas de planilhas pela internet, é claro que algumas delas sãos ruins, mas outras muito boas, inclusive gratuitas, que permitem controlar receitas, despesas, sendo que algumas auxiliam até no controle de contas a pagar e a receber além de permitir criar e acompanhar um orçamento.

Planilhas são um bom item para quem gosta de Excel pois, para aqueles que tem razoável domínio da ferramenta, podem personalizar as planilhas baixadas, melhorando-as e adapta-las a sua realidade, permitindo facilitar seu controle.

Aplicativos

Com relação a geração de informações, um bom aplicativo sempre gerará informações mais completas do que uma planilha, porém os dados solicitados e tempo exigido para a manutenção normalmente será maior.

Particularmente, utilizo o aplicativo “GuiaBolso”, pela facilidade de inserção de dados, já que tem integração com diversos bancos e insere automaticamente lançamentos do extrato bancário e de cartões de crédito e débito. O ponto contra é que a integração é com poucos bancos e possui um sistema bem fraco de controle de contas a pagar e a receber.

O que escolher?

Entre escolher um aplicativo ou uma planilha para controle financeiro, como experiência pessoal de controle prefiro um bom aplicativo, todavia uma planilha pode muitas vezes ser mais interessante devido a facilidade de utilização e menos burocracia no momento de inserir dados.

Eu diria que você deve escolher aquilo que lhe dará boas informações e que a inserção de dados seja àquela que você consiga realizar, ou seja, não basta ter o melhor aplicativo se você não encontrar tempo para alimentá-lo com dados, muito menos ter uma planilha fácil de utilizar, que não lhe traga informações uteis.

Lembre-se, em tudo que fazemos deve haver equilíbrio, portanto busque a maneira de controle que lhe proporcione a informação de que precisa (ou busca) com a menor custo e maior facilidade de utilização.

Darlon Schulz

Darlon Schulz

Cristão, Contador, especializado em Auditoria e Perícia Contábil e Gestão Tributária. Atua há mais de 10 anos em Gestão e Planejamento Tributário e no Planejamento Orçamentária aliado a Contabilidade Gerencial. Também um apaixonado por filmes e séries, das quais poderão ver dicas por aqui.