Imagem / TRE-PR.
Na quarta-feira (6), a 112ª Zona Eleitoral (ZE) de Guaraniaçu promoveu reunião com o Clube de Mães da APAE de Guaraniaçu e Diamante do Sul (município também abrangido pela 112ª ZE).
Na oportunidade, foram discutidos, em alinhamento ao Programa Cidadania Plena - Todo Voto Importa, os temas acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no processo eleitoral, enfatizando-se a prioridade com que a questão da acessibilidade é tratada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que realiza vistorias regulares nos locais de votação e nomeia coordenadores especializados nessa área.
Os representantes da 112ª ZE também esclareceram dúvidas sobre o direito das pessoas com deficiência de serem acompanhadas por alguém de confiança na cabine de votação e ressaltaram a importância da certidão de quitação eleitoral por tempo indeterminado, que evita o cancelamento do Título de Eleitor de pessoas impossibilitadas de votar em função de dificuldades de locomoção.
O encontro também proporcionou a discussão de questões de gênero e a necessidade de maior participação das mulheres na política, em conformidade com um dos eixos da gestão 2024 do TRE-PR, que visa combater a violência política de gênero.
Além de representantes do Clube de Mães da APAE, participaram do encontro, por parte do TRE-PR, o chefe de Cartório José Augusto Hillmann Xavier e o técnico judiciário Rodrigo Lopes Beirão da Silva. Representando a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), compareceram a psicóloga Bethânia Colla e a assistente social Marceli Betania Wicoski.
Via / TER-PR
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.