20 DE MAIO: Dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem.

20 DE MAIO: Dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem.

Foto: Guilherme Silveira

Dia 20 de maio é o dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem, a categoria que faz a diferença para o paciente no ambiente hospitalar. No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), são cerca de 779 profissionais atuando no maior hospital escola vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região Oeste do Paraná.

A data foi definida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004. No Brasil, o Dia do Técnico em Enfermagem fecha a “Semana da Enfermagem”, normalmente iniciada em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.

A técnica de enfermagem, Roseli Inês Resende, é concursada na instituição e atua dentro de umas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no HUOP, Roseli relata com orgulho o reconhecimento desse profissional “O técnico de enfermagem executa o cuidado no leito com o paciente, mas sempre com a supervisão de um enfermeiro. É um trabalho em equipe. O paciente que está em uma UTI exige um nível de conhecimento e diário do profissional seja técnico ou enfermeiro. Possuir todo o cuidado ao paciente é o que mais deve ser levado em conta a qualquer profissional de saúde, estamos à frente de uma paciente que naquele momento está incapacitada, temos que fazer com amor e esse dia é o que representa para nossa categoria: reconhecimento que faz a diferença”, finalizou a profissional.

Roseli, conta que desde a formação como técnica de enfermagem em 2006, passou por vários setores, “Desde quando me forme como técnica, tenho uma caminhada de aprendizado diariamente. Já atuei dentro de uma unidade prisional e até passei por cuidados paliativos. O entendimento que você deve ter é que quando se trabalha com pessoas, o cuidado é primordial. Sabemos que um dia você cuida e lembrar que um dia você vai ser cuidado.

O amor da vida de alguém

Cuidar do amor da vida de alguém, esses profissionais atuam de forma incansável para cada paciente que chega no ambiente hospitalar. Roseli explica em poucas palavras a definição de ser uma técnica de enfermagem: “Para mim a frase que define nossa profissão é: Não importa o que a pessoa fez na vida, estamos ali para ajudar ela. Sempre cuidando da vida do amor de alguém. Trabalhamos em uma categoria que tem aquele cuidado de mãe, algo super materno”, finalizou Roseli.

A todos os técnicos e auxiliares de enfermagem: Feliz dia!

Por Portal 24

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.