BR-101 em Palhoça está há mais de 36 horas interditada em Santa Catarina por conta da chuva.

BR-101 em Palhoça está há mais de 36 horas interditada em Santa Catarina por conta da chuva.

Imagem / Divulgação

A chuva que chegou com um pouco mais de intensidade em Cascavel nesta segunda-feira (15) já deixou grandes estragos em Santa Catarina, principalmente na região da Grande Florianópolis.

Conforme informações da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) de Santa Catarina, até o fim da tarde de ontem (14), em sete municípios havia relatos de alagamentos com 50 pessoas desalojadas. Famílias foram resgatadas e colocadas em abrigos.

O trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, completou 38 horas totalmente interditado nesta segunda-feira (15). O bloqueio aconteceu no sábado (13), por conta da queda de barreiras, afundamento da pista e abertura de crateras no trecho. No início da tarde a fila sentido sul era de 17 quilômetros e no lado oposto, 8 quilômetros. Não há previsão de liberação e há chance de novos estragos por conta da chuva na região.

Em São João Batista, moradores foram retirados pelo Corpo de Bombeiros Militar nas localidades de: Fernandes Cardoso, Carmelo Dentro, Colônia, Tijipio e Tajuba. As famílias afetadas no município foram remanejadas para a localidade de Nova Esperança.

Em Florianópolis, houve um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira. Não houve vítimas e os moradores irão se deslocar para casa de familiares. Até o momento ocorreu o total de seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos crônicos em vias públicas no centro da cidade. Equipes da Defesa Municipal estão auxiliando a população.

Em Garopaba há vários pontos de alagamento, sendo que duas ruas principais do município estão bloqueadas. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar está auxiliando na remoção das comunidades atingidas. Além disso, foi disponibilizado o Ginásio Municipal para acolhimento da comunidade afetada.

No município de Paulo Lopes há alagamentos crônicos que dificultam a mobilidade urbana local. Equipes já estão atendendo. O Rio Imaruí não está mais causando pontos de inundação, porém ainda está acima do nível. Ocorrências no interior ainda estão sendo contabilizadas pelo município. Até o momento sem desalojados ou desabrigados, quatro pontes ficaram submersas na área urbana, com três quedas de barreira em via pública, todos os acessos já foram desbloqueados.

Nenhum município solicitou Itens de Assistência Humanitária ou Decretos de Situação de Emergência, até o momento. Quanto aos danos e prejuízos, 40 pessoas estão desalojadas no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, e oito em São José. 

Acumulados de chuva

A região litorânea de Santa Catarina tem enfrentado chuvas persistentes e volumosas desde a última quarta-feira (10). Em Palhoça, entre sábado,13 e o início deste domingo, 14, foram registrados 500 mm de chuva, volume quatro vezes maior do esperado para todo o mês de abril. Os acumulados nas últimas 24 horas mostram que vários municípios registraram volumes acima de 100 mm.

Uma estação pluviométrica particular da concessionária ARTERIS S.A., localizada no município de Palhoça, na localidade de Enseada do Brito, na BR 101 – Morro dos Cavalos, registrou cerca de 215mm entre à meia-noite e às 5h de domingo (14), o que corresponde a cerca de duas vezes o esperado para o mês de abril em um curto período de tempo. Nos últimos quatro dias (de quarta-feira até hoje, domingo, 14) o total soma 666 mm, sendo cerca de cinco vezes o esperado para o mês de abril em apenas quatro dias.

Via / Portal24

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.