Imagem / Fernandinho Beira Mar.
O traficante Fernandinho Beira-Mar, condenado a mais de 300 anos de prisão, está de volta à Penitenciária Federal de Catanduvas, no oeste do Paraná. Ele foi transferido para a unidade prisional numa operação sigilosa no último final de semana.
Antes ele estava no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, de onde dois presos da mesma facção dele, o Comando Vermelho, fugiram em 14 de fevereiro deste ano. Até hoje eles não foram recapturados.
Além de Beira-Mar, outros dois presos também foram enviados à penitenciária. Tratam-se de Railan Silva dos Santos e Selmir da Silva Almeida.
Quinta vez
Esta é a quinta vez que Fernandinho Beira Mar está em Catanduvas. A primeira passagem dele pelo presídio, de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), foi em julho de 2006. Na ocasião, ele ficou quase um mês sozinho na unidade, que tinha acabado de ser inaugurada. Ele chegou na unidade em 19 de julho e permaneceu nela até dezembro de 2007.
Depois, Beira Mar voltou para Catanduvas em dezembro de 2010, vindo da penitenciária federal de Campo Grande (MS). O tempo que ele permaneceu no local antes de nova transferência não foi divulgado pelo Senappen.
Em 2012, Beira-Mar voltou ao presídio no Paraná vindo da penitenciária de Porto Velho, em Rondônia. O tempo que ele permaneceu no local antes de nova transferência não foi divulgado pelo Senappen.
Em 2019, Beira-Mar também estava no presídio paranaense quando teve seu pedido de transferência, para a unidade de segurança máxima do Rio de Janeiro, negado.
Em nota, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por intermédio da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal (DISPF), informou que as constantes transferências de presos em presídios de segurança máxima têm por finalidade "garantir o enfraquecimento das lideranças do crime organizado".
Via / Preto no Branco
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.