DOCUMENTOS PARA PROUNI 2025: Lista e Prazos de Entrega.

DOCUMENTOS PARA PROUNI 2025: Lista e Prazos de Entrega.

Imagem: Reprodução/Freepik.

Quais os documentos necessários para o Prouni 2025?

Então, vamos direto ao assunto, e claro que não poderíamos deixar de fazer a nossa ressalva. Todos os participantes, portanto, devem consultar o edital, ele é o único documento oficial em que o estudante pode confiar durante o processo.

De todo modo, para se inscrever no Prouni, você precisa ter em mãos alguns documentos, dos quais destacamos:

  1. Documentação básica:

Cédula de identidade válida;

Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Certidão de nascimento ou casamento;

Histórico escolar do Ensino Médio completo;

Boletim de desempenho do ENEM mais recente.

  1. Documentação para comprovação de renda:

Para estudantes:

Três últimos contracheques (se tem renda fixa);

Seis últimos contracheques (se tem renda variável);

Declaração de Imposto de Renda (IRPF) do ano anterior (se renda tributável);

Extrato bancário dos últimos três meses (se não tiver renda formal).

Para membros da família:

Mesma documentação exigida para o estudante, de acordo com a renda de cada membro.

  1. Documentação para comprovação de situação especial:

Para indígenas:

Declaração de pertencimento a comunidade indígena;

Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Para pessoas com deficiência:

Laudo médico emitido por médico especialista, com CID e descrição da deficiência.

Para professores da rede pública:

Declaração de vínculo com a rede pública de ensino.

Além disso, pode haver a necessidade de documentação para comprovação de outros critérios. Bolsistas, por exemplo, devem apresentar a declaração da escola comprovando a bolsa. Egressos do ensino médio público devem ter uma declaração da escola comprovando a conclusão do ensino médio.

O que você tem que consultar mesmo ao terminar esta leitura? Isso mesmo! O edital do ProUni 2025 para ver a lista completa de documentos.

Até quando pode entregar os documentos do Prouni 2025?

O prazo para entregar os documentos do Prouni muda a cada edição do programa. Mas é comum que a entrega dos documentos ocorra durante a fase de comprovação de dados. Desse modo, os estudantes devem fazer esta apresentação após a divulgação do resultado.  

Durante o primeiro semestre os participantes têm entre o dia 6 e 20 de fevereiro para comprar a documentação para os convocados na primeira chamada. Já para a segunda chamada, os estudante têm entre o dia 1º e 12 de março.

Quem passar na lista de espera, portanto, tem entre os dias 23 de março e 4 de abril para realizar este processo, anotou aí?

Como saber se os documentos foram aceitos no Prouni?

Depois que o estudante entrega os documentos, ele pode acompanhar o status da sua inscrição no site do Prouni. Assim, basta acessar o sistema com seu login e senha.

Dentro do sistema, você poderá verificar se seus documentos foram aceitos ou se há alguma pendência. Se seus documentos forem aceitos, você estará apto a receber a bolsa do Prouni 2025.

Onde entregar documentação Prouni 2025?

Tão importante quanto saber quais documentos devem ser entregues, é entender onde você pode entregá-los. Aliás, a entrega da documentação do Prouni pode ser feita de duas maneiras.

Se estudante quiser fazer a entrega presencialmente, ele deverá se dirigir à instituição de ensino para a qual você se inscreveu. Por outro lado, a entrega também pode ser online através do sistema de inscrição.

Assim, falamos sobre os documentos para PROUNI 2025 e como você viu, pode ser bastante coisa. Certifique-se antes de realizar sua inscrição, e durante o processo, afinal, um erro nesta etapa pode custar a sua matrícula.

Via / Terra.com

 

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