ASSISTENCIALISMO: Quais segurados serão cortados do Bolsa Família?

ASSISTENCIALISMO: Quais segurados serão cortados do Bolsa Família?

Imagem / Reprodução/Agência Senado.

Em recente entrevista ao Estadão, Simone Tebet, ministra do Planejamento, afirmou que, neste ano, haverá cortes no Bolsa Família e que devem ocorrer até março. Dessa forma, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome irá realizar uma atualização das inscrições no Cadastro Único (CadÚnico).

Assim, a atualização do cadastro funcionará como um pente fino e será feita em parceria com os estados e municípios. Além disso, também será realizada uma Busca Ativa, onde serão identificados todos aqueles que cumprem os requisitos para integrar o Bolsa Família, mas não fazem parte do programa social.

Cortes no Bolsa Família

De acordo com os números atualizados em janeiro deste ano, atualmente, 40 milhões de famílias estão inscritas no CadÚnico. De modo que, 21,9 milhões integram o Bolsa Família.

Assim, segundo Tebet, os cortes no programa social devem ter início entre fevereiro e março e serão feitos durante dois meses. Então, o procedimento será realizado de forma gradativa, para que os pontos de atendimento não sejam sobrecarregados.

Quem será cortado do Bolsa Família

Por fim, Tebet informou que durante esses dois meses, também será realizado o pente-fino. Assim, o intuito é averiguar quais os beneficiários integram o programa social de forma irregular e, assim, o pagamento do benefício seja destinado a quem realmente precisa.

Dessa forma, cerca de 2,5 milhões de segurados do Bolsa Família serão convocados pelo governo federal para efetuar a atualização do CadÚnico. Assim, se forem identificadas irregularidades ou fraude, os beneficiários serão cortados do programa social.

Portanto, os principais alvos do pente-fino são as famílias unipessoais, ou seja, que são formadas por somente uma pessoa. Pois, entre 2021 e 2022, houve um aumento considerável na quantidade de famílias unipessoais no Bolsa Família. 

Dessa forma, em dezembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um alerta ao governo federal, alertando para possíveis fraudes.

Via / seucréditodigital.com.br

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.