Imagem / Fábio Costa/Agência O Dia/Estadão Conteúdo.
A sexta e última parcela dos auxílios para caminhoneiros e taxistas de até R$ 1.000 será paga em 10 de dezembro, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. Mesmo sendo no sábado, a data está confirmada. O dinheiro cai direto na conta da poupança digital, e não precisa que os bancos estejam abertos. O ministério ainda divulgará quantos serão beneficiados, mas, no mês passado, mais de 680 mil motoristas foram contemplados.
Como é feito o pagamento? Os auxílios para caminhoneiros e taxistas são depositados em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos beneficiários. A movimentação do dinheiro deve ser feita pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso o caminhoneiro ou taxista não mexa na conta em até 90 dias, os valores depositados voltarão ao governo federal.
A criação dos auxílios para caminhoneiros e taxistas foi viabilizada pela aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), apelidada de PEC dos Auxílios, no Congresso Nacional. Os benefícios são válidos apenas até o fim de 2022.
Auxílio para caminhoneiros
Oficialmente chamado de BEm Caminhoneiro (Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga), o auxílio é de R$ 1.000 e será pago no dia 10, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.
Quem poderá receber? Terão direito ao benefício os caminhoneiros autônomos cadastrados no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas).
A inscrição precisa estar ativa para que o auxílio seja pago, e os profissionais também deverão estar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CPF válidos.
Quantos serão beneficiados? Para este sexto lote, o processamento das informações para identificação dos caminhoneiros elegíveis é feito de 30 de novembro a 6 de dezembro pela Dataprev. Depois desse prazo, o governo saberá exatamente quantos serão beneficiados.
Em novembro, 381.889 caminhoneiros receberam o benefício, segundo o Ministério do Trabalho.
Auxílio Taxista
Quem poderá receber? Terão direito ao auxílio os motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 28 de novembro. Cabe aos municípios o envio dessas informações ao governo federal para que os pagamentos sejam liberados.
Em caso de dúvidas, a orientação é que os taxistas entrem em contato com a prefeitura de sua cidade para saber se as informações foram encaminhadas ao Ministério do Trabalho.
No mês passado, 298.834 taxistas receberam o auxílio.
Via / uol.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.