QUEDA BRUSCA NO ACESSO À INTERNET NAS ESCOLAS: USO POR ADOLESCENTES DESPENCA APÓS RESTRIÇÃO DE CELULARES

QUEDA BRUSCA NO ACESSO À INTERNET NAS ESCOLAS: USO POR ADOLESCENTES DESPENCA APÓS RESTRIÇÃO DE CELULARES

Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom

 

Uma nova pesquisa revela um declínio drástico no uso da internet dentro das escolas por parte de crianças e adolescentes (faixa etária de 9 a 17 anos) no Brasil. De acordo com o estudo Tic Kids Online Brasil 2025, a proporção de jovens que acessam a rede nos colégios caiu de 51% no ano passado para apenas 37% este ano.

Especialistas apontam que o principal fator por trás dessa redução é a lei de restrição do uso de celulares nas escolas, implementada no início de 2025, coincidindo com o período da coleta de dados. Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, sugere que a medida de regulamentação teve um impacto direto na forma como os estudantes utilizam a tecnologia no ambiente escolar.

Apesar da queda no acesso dentro das instituições de ensino, o número total de crianças e adolescentes com acesso à internet em geral se manteve estável e alto, atingindo 92% da população brasileira de 9 a 17 anos. O celular continua sendo o dispositivo preferido para acesso, citado por 96% dos entrevistados. Entre as principais atividades online, destacam-se as pesquisas escolares (81%) e o consumo de vídeos de influenciadores digitais, acessados por 46% dos jovens várias vezes ao dia.

Os dados são do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
Via: Agência Brasil

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.