Foto: Lucas Fermin/Seed-Pr.
A segunda jornada de 2024 do grupo de estudos Formadores em Ação está com inscrições abertas até o dia 21 de maio. A ação, viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e a Paraná Educação (Preduc), oferece formação continuada para professores e pedagogos, facilitando o aprimoramento de conhecimentos entre colegas, além de contribuir para a ampliação da experiência nas áreas pedagógica e de ensino.
Iniciado em julho de 2020, o programa é uma proposta de formação entre pares, em que professores da rede estadual lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento.
Nesta jornada serão ofertados 73 temas, três dos quais são novos: recomposição de aprendizagem; desenvolvimento de atribuições dos MEIVs (Militares Estaduais Inativos Voluntários, que atuam nos colégios cívico-militares) e Desafio Paraná.
"Para o 2º trimestre de 2024 o programa oferta mais de 33 mil vagas e 1.782 turmas para cursistas, o que representa oportunidade única para que o professor adquira conhecimento sobre novos recursos e estratégias pedagógicos, desenvolvendo ainda maior expertise em favor do protagonismo do estudante em sala de aula”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Assim como nas demais edições, as aulas serão ministradas online, uma vez por semana, e terão duração de 1h40. Para participar o candidato precisa ser professor ou pedagogo da rede estadual de ensino do Paraná, do Quadro Próprio do Magistério ou contratado por meio Processo Seletivo Simplificado (PSS). Cada tema do grupo de estudos é direcionado a um público específico e, por isso, é importante seguir as orientações do Guia de Inscrição. Ao fim do curso, serão contabilizarão 40 horas de certificação, válidas para a progressão de carreira e para a distribuição de aulas.
FORMADORES EM AÇÃO – Durante os encontros do Formadores em Ação são abordadas questões como uso de tecnologias, metodologias ativas e experiência em sala de aula. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela Secretaria da Educação.
Em 2024, o programa passou por uma ampliação, oferecendo maior número de vagas para cursistas, além de novas temáticas que incluirão todos os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os novos componentes do Novo Ensino Médio, além da oferta de novos temas como Educação no Campo; Educação em Tempo Integral e Educação Especial: inclusão na sala de aula.
Via / AEN
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.