Motoristas tem até 31/07 para realizar o exame toxicológico e evitar multa

Motoristas tem até 31/07 para realizar o exame toxicológico e evitar multa

Todos os motoristas com CNH nas categorias C, D e E, com vencimento entre julho e dezembro de 2021, devem realizar o exame toxicológico até o dia 31 de julho, data estipulada pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran.

Quem não fizer o exame será multado automaticamente em R$1.467,35. A aplicação das multas, iniciou em 1º de julho, seguindo o cronograma do Contran, que segue a data de validade das habilitações.

Segundo a Associação Brasileira de Toxicologia (Abtox), 850.276 mil condutores fazem parte do grupo que deve realizar o exame toxicológico periódico até 31 de julho.

A fiscalização foi prorrogada pelo Contran por conta da pandemia. O novo calendário, foi feito conforme o vencimento da CNH e já está em vigor. Motoristas portadores de CNH C, D e E, devem comparecer a um posto de coleta laboratorial vinculado a algum laboratório credenciado pelo Denatran.

Além da multa administrativa por conta da perda do prazo da realização do exame, os condutores também estão sujeitos a penalizações cumulativas. O flagrante acarretará infração gravíssima e suspensão do direito de dirigir por três meses, além de pagamento de nova multa no valor de R$ 1.467,35. O retorno do direito de dirigir está condicionado à realização de novo exame, com resultado negativo.