Onça rejeita acasalamento e 'briga' com macho por horas no Pantanal.

Imagem / Reprodução/Instagram.

Uma tentativa fracassada de acasalamento terminou em briga entre uma onça fêmea e um macho no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda, em Mato Grosso do Sul. O momento curioso foi registrado pelo biólogo Bruno Sartori Reis, que trabalha no local pela ONG Onçafari há um ano e meio. Ele relatou ter sido a primeira vez que viu uma fêmea sendo agressiva desta forma.

Sartori contou que a fêmea Ferinha e o macho Tupã ficaram cerca de 4h se encarando. "Não foram 4 horas de brigas direta, eles ficavam se encarando, vocalizando, o Tupã fazendo display e marcando bastante território", disse ele. "Encontramos eles um pouco antes das 16h e já estavam nesse encontro, acompanhamos essas cenas até o escurecer, quando o último carro deixou o avistamento por volta das 19h30".

O biólogo afirmou que Tupã se exibia para tentar convencer a Ferinha de que ele era uma onça saudável. "Ele desfilava em volta dela, se esfregava nas moitas em volta para espalhar o cheiro, rolava no chão, vocalizava em direção a ela. Tudo para convencer a Ferinha que ele é macho forte e saudável que geraria bons filhotes".

Ele diz ter visto algumas cenas parecidas de fêmeas sendo mais agressivas com machos, mas nunca desse jeito.

O biólogo explicou que esse comportamento mais agressivo da Ferinha se deve ao fato de que ela estava alguns dias longe do filhote, pois estava tentando caçar.

"Uma boa possibilidade de ter mostrado esse comportamento mais agressivo era para poder retornar ao local onde deixou a pequena".

Além disso, Tupã vem tendo azar com outras fêmeas do local. "Também tivemos um avistamento do Tupã tentando copular com a Gaia, uma outra fêmea que monitoramos. Ela também foi bem agressiva com ele, fugindo para a mata na primeira abertura".

Via / uol.com.br

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.