Padovani defende Ferrovia Bioceânica na FRENLOGI.

Padovani defende Ferrovia Bioceânica na FRENLOGI.

Imagem / ASCOM Padovani.

Durante reunião realizada na quarta-feira (29) no Senado Federal com o diretor de relações institucionais da Frente Parlamentar Mista de Logísticas e Infraestrutura (Frenlogi), Edinho Bez, o deputado federal Padovani assinou o termo para recriação da Frente Parlamentar nesta legislatura. O deputado defende que a primeira ação após a reinstalação da frente seja o esforço concentrado de parlamentares para criar a ferrovia bioceânica entre Brasil e Chile.

O corredor vai conectar, por linha férrea, o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, desde o Porto de Paranaguá, no Paraná, até o Porto de Antofagasta, no Norte do Chile. No Brasil, vai beneficiar não apenas o Oeste paranaense, mas também o Mato Grosso do Sul, encurtando distância e reduzindo custos logísticos na exportação principalmente de soja e carnes.

O deputado Padovani destaca que o país deve começar a investir em ferrovias. “Precisamos com muita urgência criar esse corredor para exportamos alimentos e reduzir os custos logísticos”, reforçou.

Em 2022, o tema foi o eixo central nas discussões do Fórum Internacional de Logística Multimodal Sustentável – Corredor Bioceânico de Capricórnio, realizado em maio em Foz do Iguaçu. O evento reuniu representantes do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Além da ferrovia, serão necessárias conexões modais ao longo do trajeto. Para viabilizar um projeto desta magnitude, é necessário investir em rodovias, rotas aquaviárias, terminais moldais, centros integrados e uma eclusa.

A Frenlogi é presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) e recebe apoio de deputados e senadores de partidos distintos para a reinstalação. Os objetivos da Frente Parlamentar são voltados para o progresso da logística Nacional, principalmente no sentido de estabelecer mediação entre o legislativo e executivo, no desenvolvimento de obras de infraestrutura e aprimoramento da legislação federal no setor.

Via / ASCOM Padovani

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.