Imagem: Climatempo
O Brasil vai ter a sua primeira forte frente fria do inverno, que começou oficialmente na última semana. São Paulo e Rio de Janeiro podem ter recordes de temperatura até a próxima segunda (1º). No Sul, os termômetros podem ter números negativos.
Apesar de estados do Sul e Sudeste serem mais impactados, a metade de cima do mapa também vai ter uma queda acentuada das temperaturas. Acre e Rondônia podem ter friagem, fruto de uma massa de ar frio — o que é raro.
Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e uma parte do Paraná serão os mais afetados — algumas regiões poderão registrar até -8ºC, segundo o Climatempo.
Entre Mato Grosso, passando por Mato Grosso do Sul, e a faixa leste de São Paulo, as temperaturas devem ficar abaixo da normalidade para a época — o que é comum diante de massas de ar geladas poderosas que podem avançar pela região central do país.
Já entre a faixa leste do Acre e o sul do Espírito Santo a queda não deve ser expressiva. Porém, estarão mais abaixo do que o que os termômetros registraram nos últimos dias.
A frente fria quebra um ciclo de dias quentes atípico, o veranico, que se instalou no país desde o dia 5 de maio. A umidade relativa do ar se manteve reduzida por dias, registrando índices abaixo de 20%.
O mês de junho teve calor histórico em algumas regiões, como Cuiabá. A cidade registrou 37,8ºC no dia 25 de junho, a maior temperatura desde o início das medições em 1911.
Previsões para o domingo nas capitais
Porto Alegre: min 10ºC e máx 16ºC
Florianópolis: min 7ºC e máx 13ºC
Curitiba: min 2ºC e máx 14ºC
São Paulo: min 11ºC e máx 15ºC
Rio de Janeiro: min 16ºC e máx 21ºC
Campo Grande: min 11ºC e máx 17ºC.
Via / Uol.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.