CASCAVEL: Dia Mundial do Rim é lembrado com exames gratuitos para população.

CASCAVEL: Dia Mundial do Rim é lembrado com exames gratuitos para população.

Imagem / Portal24.

Ação vai acontecer na próxima quinta-feira, 09 de março, em frente à Unioeste, campus Cascavel

A data será comemorada com realização de ação de prevenção. Exames de creatinina, que indicam doenças renais, serão feitos gratuitamente durante a campanha.

Na quinta-feira, dia 9 de março de 2023, a Nefro Saúde, clínica de Nefrologia e Diálise Peritoneal, junto com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Colegiado do Curso de Medicina, faz uma ação em homenagem ao Dia Mundial do Rim, em frente à reitoria da Unioeste, campus de Cascavel. 

Vários parceiros se uniram à Nefro Saúde, entre eles o laboratório Álvaro, que levará técnicos para coletar exame de sangue e dosar a creatinina, exame que identifica a presença de problemas renais. “A creatinina, quando alterada, significa que o indivíduo tem insuficiência renal, ou seja, que os seus rins estão funcionando menos do que deveriam, e é necessário investigar a causa para iniciar tratamento e acompanhamento especializado”, explica a nefrologista fundadora da Nefro Saúde, e professora do curso de medicina da Unioeste, Rubia Boaretto. 

Além do laboratório Álvaro, o evento conta com o apoio da Unimed, maior cooperativa de saúde de Cascavel, que estará presente para eventuais atendimentos aos pacientes. A rede de farmácias Sauvel, disponibilizará uma tenda e seus parceiros fornecerão água para a população. 

A ação conta ainda com apoio do Coordenador da Comissão de Direito à Saúde da Subseção de Cascavel, por meio do advogado Dr João Antônio Felipe, que luta pelas questões do acesso à saúde da população da cidade. Participam também os alunos do curso de medicina da Unioeste, orientando a população. Após a realização desta primeira etapa, os pacientes que apresentarem alterações nos resultados serão convocados para um exame de urina. 

Com o resultado dos dois testes será possível avaliar o risco de doenças renais a curto, médio e longo prazos, como detalha a médica. “Os pacientes com alteração do exame serão convocados para uma consulta, em serviço público, e receberão orientações, acompanhamento, para que possamos prever o risco desses pacientes evoluírem para perda completa do funcionamento de seus rins no futuro.” 

A nefrologista explica ainda que o exame de creatinina é simples, barato e acessível, sendo fundamental para detectar qualquer problema nos rins. “É um exame simples, de rastreio, amplamente disponível, de fácil interpretação médica, e que consegue avaliar o funcionamento renal de maneira bem objetiva.” 

Via / Portal24

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.