Foto: Ernesto Benavides/AFP.
O Atlético-MG encaminhou sua classificação na Libertadores ao bater o Alianza Lima por 1 a 0, no Peru, na quinta rodada da fase de grupos.
Hulk marcou o gol da partida, aos 17 minutos do segundo tempo. Ele balançou a rede pela sexta vez na atual edição do torneio.
O Alianza teve um pênalti anulado pelo VAR na reta final. Nathan Silva acertou a bola com o braço na área, mas foi "salvo" por um impedimento milimétrico de Barcos no início da jogada verificado pelo árbitro de vídeo.
O Galo chegou aos nove pontos e disparou na segunda colocação do Grupo G, enquanto o time peruano está matematicamente eliminado, na lanterna e com quatro. O líder Athletico-PR, com dez, garantiu a classificação antecipada ao bater na rodada o Libertad, que aparece em terceiro, com seis pontos.
O Atlético decide vaga no mata-mata da Libertadores no dia 27, contra o Libertad, no Paraguai, às 19h (de Brasília) — pode até perder por um gol de diferença. Athletico e Alianza se enfrentam no Brasil, no mesmo dia e horário, na última rodada da chave.
Curiosidade: Guilherme Arana voltou aos gramados após quase nove meses, desde a lesão no joelho esquerdo em setembro do ano passado.
Como foi o jogo
O Galo comandou as ações desde o início, mesmo fora de casa. A equipe brasileira teve 70% de posse na etapa inicial, mas só acertou o gol adversário uma vez, enquanto os peruanos não levaram perigo a Everson.
Paulinho desperdiçou a principal chance do primeiro tempo. O Atlético encurralou e pressionava os mandantes, mas tinha dificuldade para evoluir as jogadas no ataque.
O Alianza Lima foi para o intervalo com metade dos jogadores de linha amarelados. Do lado dos visitantes, apenas Hulk foi punido cartão no primeiro tempo.
O time de Coudet manteve a intensidade e tirou o zero do placar com seu trio ofensivo. Pavón, Paulinho e Hulk participaram da jogada do gol decisivo.
O clube peruano foi para o abafa no final para tentar se manter vivo no torneio, mas não conseguiu. Com isso, o Alianza não tem mais chances de classificação, mas ainda briga por uma vaga na Sul-Americana.
Gol e destaques
Cabeçada perigosa. Aos 15 minutos de jogo, Hyoran cobrou escanteio pela esquerda e Battaglia desviou no primeiro pau. A bola atravessou a área e foi ao lado da trave oposta do gol defendido por Campos.
Paulinho isola. Aos 32', Fuchs entortou a marcação pela direita e cruzou da entrada da área. Paulinho recebeu com espaço no segundo pau e bateu de primeira, mas mandou muito pelo alto.
Tentativa de bicicleta. Aos 12' do segundo tempo, Hulk puxou ataque e cruzou para Hyoran na área. O meio-campista mandou um chute de bicicleta que passou perto, levando perigo.
1x0. Aos 17', o Galo puxou contra-ataque após escanteio do Alianza. Pavón avançou no meio de campo e lançou Paulinho, que cruzou para a área e encontrou Hulk sozinho, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.
VAR anula pênalti. Aos 28', Nathan errou o tempo ao subir para tentar afastar e acertou a bola com o antebraço na área. O árbitro marcou pênalti e Barcos foi para a cobrança, mas o árbitro de vídeo anulou a marcação por impedimento do centroavante na jogada.
Opinião dos colunistas.
Acho que o Galo tem, sim, grandes chances de surpreender os demais times que se julgam favoritos na Libertadores. Exatamente como aconteceu dez anos atrás, no único título conquistado pelo Maior de Minas. Basta que Coudet não invente, como fez em Itaquera.
Duas grandes notícias para o Atlético. A primeira é poder perder para o Libertad por um gol de diferença, em Assunção, e mesmo assim classificar-se. A segunda, o retorno de Arana."
Ficha técnica
Alianza Lima 0 x 1 Atlético-MG
Competição: 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores
Local: Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, no Peru
Data e hora: 6 de junho de 2023, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello
VAR: Mauro Vigliano
Gol: Hulk, aos 17'/2ºT
Amarelos: Rodríguez, Zambrano, Garcia, Vílchez, Ballón, Hulk, Rubens e Lagos.
Atlético-MG: Everson; Bruno Fuchs (Lemos), Jemerson, Nathan Silva e Rubens (Arana); Battaglia, Zaracho e Hyoran (Patrick); Pavón (Otávio), Hulk e Paulinho (Saravia). Técnico: Eduardo Coudet
Alianza Lima: Campos; García, Vílchez, Zambrano e Lagos (Sabbag [Lavandeira]); Cueva, Ballón (Concha), Rodríguez (Zanelato), Castillo e Reyna ; Barcos. Técnico: Guillermo Salas.
Via / uol.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.