Imagem / OZAN KOSE / AFP.
A Holanda estreou com vitória na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. A Laranja Mecânica teve dificuldades, mas encontrou dois gols no final e venceu o Senegal por 2 a 0, no Estádio Al Thumama, em Doha, pela primeira rodada do grupo A. Os tentos foram marcados por Gakpo e por Klaassen.
Mesmo sem contar com sua maior estrela, Sadio Mané, a seleção senegalesa não se abalou e levou dificuldade aos europeus, principalmente no contra-ataque. A Holanda, por sua vez, teve o maior controle das ações e criou diversas chances, mas pecava na conclusão das jogadas. No entanto, a equipe contou com uma atuação ruim do goleiro Mendy e marcou os gols em suas únicas finalizações certas à meta de Senegal.
Com o resultado, a Holanda agora divide a liderança do Grupo A do torneio Mundial com o Equador. A seleção sul-americana venceu o Qatar por 2 a 0, ontem (20), no jogo de abertura.
A seleção holandesa está em sua 11ª participação em Copas do Mundo e foi vice-campeã em três edições (1974, 1978 e 2010). Já a Senegal soma três aparições no torneio e busca superar seu melhor resultado até então, que foi quando chegou nas quartas de final em 2002, mas acabou eliminada.
Na próxima rodada, que será disputada na sexta (25), a seleção senegalesa enfrentará os donos da casa, enquanto Holanda e Equador medirão forças pela liderança da chave.
A Holanda foi a primeira a ameaçar o gol adversário. Aos 4 minutos, Janssen recebeu um passe de De Jong na entrada da área e acionou Gakpo. O meio-campista recebeu sozinho e, mesmo com espaço para finalizar, preferiu cruzar para Bergwijn. No entanto, para o alívio da defesa senegalesa, o atacante não conseguiu alcançar a bola para completar para dentro da rede.
Equilíbrio em campo
Apesar do favoritismo da Holanda no papel, Senegal não se intimidou e conseguiu jogar de igual para igual. As equipes alternaram momentos de superioridade em campo e ambas criaram oportunidades de gol, tanto em lances rápidos como em jogadas elaboradas, mas não capricharam nas finalizações.
Do lado dos africanos, a melhor chance do primeiro tempo veio com o atacante Dia, que arriscou um chute da entrada da área, mas mandou por cima. Os holandeses responderam na sequência, com De Jong protagonizando a principal oportunidade com a bola nos pés. Em um contra-ataque fulminante, o meia do Barça recebeu um lançamento e invadiu a área com espaço, só que decidiu fintar a marcação e acabou sendo desarmado.
Após a metade da etapa inicial, a Holanda passou a ter mais posse de bola, embora não conseguisse furar a defesa adversária. Os senegaleses, armados no contra-ataque, também não tiveram sucesso. Dos 11 chutes combinados das duas seleções nos primeiros 45 minutos, apenas um foi em direção ao gol.
Van Dijk cabeceia para fora
O segundo tempo retornou com a mesma dinâmica: Holanda e Senegal trocando muitos passes e fazendo a bola correr o campo. No entanto, as equipes ainda não conseguiam encontrar espaços ou ser eficientes no ataque. O maior perigo veio com van Dijk. O capitão holandês subiu mais alto que a marcação em cobrança de escanteio e cabeceou firme por cima do travessão.
Kouyaté sai de maca
O meio-campista senegalês sentiu a coxa após disputar a bola com De Jong e não conseguiu continuar no jogo. Kouyaté precisou sair de maca aos 25 minutos da etapa complementar.
Gueye fuzila
O Senegal teve o contra-ataque como sua principal arma na partida. E foi assim que a seleção africana quase inaugurou o placar. Ismaila Sarr carregou a bola pelo lado esquerdo, chamando a marcação, e encontrou um passe para Gueye. O meia recebeu na entrada da área e bateu forte, obrigando o goleiro holandês a fazer uma importante defesa. Noppert, inclusive, foi fundamental para impedir que a Holanda fosse vazada na partida.
Gakpo consegue gol salvador
Aos 39 minutos, a Holanda, enfim, conseguiu tirar o zero do marcador. De Jong mandou um cruzamento na medida e Gakpo saiu nas costas da marcação. O jogador se antecipou à saída de Mendy e desviou de cabeça para dentro da rede.
Klaassen dá números finais ao jogo
No último lance do jogo, já aos 53', a Holanda ampliou em um contra-ataque mortal. Senegal estava buscando o gol de empate e deu espaço. Depay recebeu lançamento, finalizou de fora da área e Mendy defendeu, mas Klaassen apareceu sozinho para aproveitar o rebote e marcar o segundo da Holanda no apagar das luzes da partida.
Arbitragem brasileira.
Assim como no jogo da manhã de hoje, a goleada da Inglaterra sobre o Irã, um árbitro do Brasil foi designado para o duelo entre Holanda e Senegal. Enquanto Raphael Claus foi o responsável pela partida do Grupo B, Wilton Pereira Sampaio apitou a partida. O brasileiro teve uma presença discreta e comandou o jogo sem precisar ser muito acionado.
Ficha técnica
Senegal 0 x 2 Holanda
Torneio: 1ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo
Local: Estádio Al Thumama, em Doha, no Qatar.
Data e hora: 21 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Sampaio (BRA)
Auxiliar: Bruno Boschillia (BRA)
VAR: Juan Soto (VEN)
Gols: Gakpo (HOL), aos 39', e Klaassen (HOL), aos 53' do segundo tempo.
Cartões amarelos: De Ligt (HOL).
Senegal: Edouard Mendy; Sabaly; Koulibaly, Cisse e Diallo (Jacobs); Gueye, Kouyaté e Nampalys Mendy; Sarr, Boulaye Dia (Bamba Dieng) e Diatta.
Técnico: Aliou Cissé
Holanda: Noppert; Dumfries, Ake, De Light, van Dijk, Blind; Gakpo; De Jong e Berghuis (Koopmeiners); Bergwijn (Klaassen) e Janssen (Depay)
Técnico: Louis van Gaal
Via / uol.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.