Imagem / Lucas Figueiredo/CBF.
O Brasil enfrentou o time da Croácia pelas quartas de finais da Copa 2022 nesta sexta-feira (09), às 12h (horário de Brasília) em um jogo extremamente difícil valendo a vaga para a semifinal que acabou terminando tragicamente nos pênaltis.
O jogo foi disputado do início ao fim, como já era de se esperar de uma seleção experiente tal como a da Croácia que promoveu uma rivalidade consistente contra o Brasil durante todo o primeiro tempo.
Diversas oportunidades nos primeiros minutos foram abertas para o time brasileiro que chegou na grande área múltiplas vezes. Já aos 7 min de jogo, Vinicius Junior chutou de fora da área e que foi defendido pelo goleiro adversário. A chance de ataque deu o pontapé inicial para os ataques brasileiros que se iniciaram a partir deste momento.
Aos 19 e 20 min, dois lances importantes quase definiram o primeiro gol brasileiro. Vini Junior conseguiu novamente chutar, desta vez dentro da área, mas foi bloqueado pela defesa. Neymar, um minuto depois, conseguiu uma boa finalização, mas também não obteve sucesso em marcar o primeiro gol. Já aos 22 min, um chute de fora da área do Casemiro foi em direção ao gol, mas também sem sucesso. Aos 41 min, Neymar Jr. pôde cobrar uma falta que expôs a defesa da Croácia a um alto risco de gol, mas que foi defendida pelo goleiro.
O ataque do Brasil permaneceu sólido durante todo o 1º tempo com apenas algumas lances perigosos por parte da Croácia. A posse de bola permaneceu maior para o lado da seleção croata, que fez bons passes e assim conseguiu abrir boas oportunidades, mas não conseguiram marcar. E assim, finalizou o primeiro período de jogo.
O técnito Tite parecia apreensivo mas estava focado em direcionar seus jogadores durante o intervalo, pois um jogo desta importância terminar sua metade em 0 a 0 pode afetar o psicológico dentro de campo, algo que Tite não poderia deixar acontecer para que a vitória fosse conquistada pela seleção.
Já no 2º tempo, os primeiros minutos agitaram o coração de cada torcedor brasileiro pois em uma linda chance de ataque, o Brasil quase marcou um gol e ainda teve o VAR decretado devido a um toque na mão de um zagueiro croata na grande área. Se aprovado, seria penalti para o Brasil, mas este não foi cedido pelo juíz. Obviamente, a torcida brasileira ficou enfurecida com essa decisão.
O ataque brasileiro permaneceu totalmente dominante sobre a Croácia, mas surpreendentemente, o jovem goleiro Dominik Livakovic do time croata parecia uma parede e não deixava passar nada. Ele garantiu defesas importantes em duas finalizações de Neymar após receber ótimas assistências de Richarlisson. Mesmo com diversas tentativas, os atacantes do Brasil não conseguiam abrir diferença no placar.
O tempo estava passando e a disputa estava começando a ficar sufocante. O Brasil queria definir o jogo antes do final do segundo tempo, enquanto a Croácia parecia querer manter para a prorrogação. Independente do objetivo, ambos os times deram seu máximo, principalmente neste momento em que o cansaço começa a bater firme nos jogadores.
Assim permaneceu até o início dos acréscimos. O juiz deu 4 minutos para esse jogo dramático e a seleção croata manteve bons passes e bom controle de bola para forçar o jogo para a prorrogação. E sendo assim, com 0 a 0, acabou o 2º tempo. A Croácia está indo para a quinta prorrogação dos últimos seis jogos de mata-mata em copas, demonstrando ser bem ajustado e com muita garra.
A disputa dificílima continuou em um drama de mais 30 minutos divididos em dois tempos de 15 minutos. Como no tempo anterior, a primeira prorrogação foi de total controle brasileiro que novamente chegou muitas vezes na grande área adversária, mas não havia conseguido marcar. Nesse momento, o torcedor do Brasil já estava com o coração na mão.
O cansaço já estava quase dominando os jogadores quando Neymar Jr. recebeu a bola na intermediária e conseguiu tabelar com Rodrygo, com Paquetá e adentrou na área adversária, onde driblou o goleiro e com muita classe, finalmente abriu o placar com um golaço! E assim, o clima esquentou e logo se encerrou a primeira prorrogação, 1 a 0 para o Brasil.
A torcida cantou, quase durante toda a prorrogação "Olé Oleô Olá, Neymar", ainda comemorando o lindo gol conquistado em um momento tão importante. Esse gol, com toda a certeza, pode ter sido um dos gols mais lindos e importantes de toda a história do camisa 10 do Brasil.
Agora, só mais 15 minutos definiriam a continuidade do Brasil sem mais problemas para a semi-final. Na segunda prorrogação, o time brasileiro dominou a posse de bola e ainda conseguiu chegar na área de ataque múltiplas vezes mas sem apresentar maiores riscos ao goleiro croata.
A vitória já estava sendo cantada, mas para a revolta da torcida, a Croácia, que estava conseguindo chegar pouco para atacar, conseguiu empatar em uma finalização de Petkovic, que recebeu um bom passe de Orsic e chutou para o gol deixando o goleiro Alisson Becker sem chances de defesa. Tudo igual na disputa com 1 a 1.
O jogo que parecia ganho agora tinha a tensão aumentada em 100%. Faltando 2 minutos para o fim dos acréscimos, falta decretada para o Brasil. Neymar cruzou para a grande área e Casemiro quase conseguiu marcar, mas novamente, o goleiro croata fechou o gol e defendeu. Desta forma, finalizou-se a segunda prorrogação e os times se prepararam para ir aos pênaltis.
As cobranças de pênalti de início já assustaram. A seleção da Croácia marcou os primeiros quatro sem problemas. Já o Brasil, acertou dois e perdeu um.
Marquinhos, na quarta cobrança, precisava marcar para que o Brasil continuasse nos pênaltis. Ele acertou o lado de chutar, mas atingiu o travessão. Assim, o Brasil terminou tragicamente sendo eliminado para a Croácia nos pênaltis.
Para o time brasileiro, a Copa 2022 chegou ao fim e o tão sonhado hexa foi adiado para a próxima copa. Os nossos bravos e guerreiros jogadores, tristes por terem sido derrotados, choraram ainda dentro de campo, desacreditados do que havia acontecido e com um gosto amargo na boca.
A Croácia permanece e enfrentará o ganhador do jogo entre Argentina e Holanda que acontecerá ainda hoje às 16h (horário de Brasília).
Via / Portal24
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.