Imagem / Divulgação-INSS / BM&C News.
Na terça-feira (20), foi divulgado a possibilidade de aumento de 25% na aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ou seja, alguns beneficiários vão ganhar o direito a pedir este novo adicional do valor da aposentadoria.
Com este aumento, o valor pode até ultrapassar o teto do INSS, que atualmente é de R$ 7.087,22. Logo quem ganha os 25%, o teto pode ganhar até R$ 8.859,02.
Mesmo com o novo benefício, não são todos os aposentados por invalidez que podem fazer o pedido. O INSS traz algumas condições para o pedido, e são elas: Cegueira total; Perda de nove ou mais dedos das mãos; Paralisia dos dois braços ou pernas; Perda das pernas, quando a prótese for impossível; Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível; Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível; Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho; Doença que deixe a pessoa acamada; Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
A lei entende que os 25% a mais na aposentadoria servem para que o aposentado consiga pagar por um cuidador que o ajude nas atividades diárias.
Para fazer o pedido do adicional, o aposentado pode pedir pelo site Meu INSS, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo número de telefone 135.
Via / terra.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.