Imagem:Marcelo Camargo
O ministro Edson Fachin toma posse nesta segunda-feira (26), às 16h, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em mandato de dois anos. O vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes. Fachin sucede Luís Roberto Barroso, que encerra seu período no comando da Corte.
A cerimônia deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, entre outras autoridades. Fachin dispensou a tradicional festa de posse, mantendo perfil discreto.
Na quarta-feira (1º), já sob sua presidência, o STF iniciará o julgamento sobre o vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos, a chamada “uberização”.
Natural de Rondinha (RS) e formado em Direito pela UFPR, Fachin foi indicado ao Supremo em 2015 pela ex-presidente Dilma Rousseff. Atuou como relator da Lava Jato, do marco temporal das terras indígenas e da ADPF das Favelas, sobre operações policiais no Rio de Janeiro.
O vice-presidente, Alexandre de Moraes, chegou ao STF em 2017, indicado por Michel Temer, e já foi ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública de São Paulo.
Via:Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestões de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.