PF começa recadastramento de armas compradas durante o governo Bolsonaro.

PF começa recadastramento de armas compradas durante o governo Bolsonaro.

Imagem / Fernando Frazão/Agência Brasil.

A Polícia Federal iniciou o recadastramento junto ao sistema dos equipamentos registrados no Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas).

A medida ocorre em cumprimento ao Decreto 11.366, assinado por Lula (PT) no dia de sua posse.

Ela também acontece após o governo federal publicar uma portaria na edição do DOU (Diário Oficial da União) de hoje determinando a obrigatoriedade do cadastro eletrônico de armas no Sinarm (Sistema Nacional de Armas).

Conforme o texto da portaria, assinada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, o recadastramento das armas deverá ser feito em até 60 dias.

Por meio de um comunicado à imprensa, a Polícia Federal informou que "terá como público-alvo proprietários (pessoas físicas) de arma de fogo registrada no Sigma, cuja aquisição ocorreu de forma originária ou por transferência, a partir de 7 de maio de 2019", em meio ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O recadastramento das armas será realizado através de formulário eletrônico disponível na página da Polícia Federal.

No momento da apresentação dos equipamentos, o proprietário deverá portar seu documento de identificação pessoal, protocolo de agendamento, certificado de registro da arma no Sigma e guia de tráfego emitida pelo Exército Brasileiro.

Ainda de acordo com a portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, "o não cadastramento das armas sujeitará ao proprietário a apreensão do respectivo armamento". Aqueles que não desejarem manter a propriedade de armas poderão entregá-las em postos de coleta.

O decreto assinado por Lula no dia 1º de janeiro de 2023 restringiu, ainda, o acesso de armas e registros de CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores). Entre as restrições impostas ao grupo, estão:

a proibição do transporte de arma municiada;

a prática de tiro desportivo por menores de 18 anos;

a redução de seis para três a quantidade de armas que o cidadão comum pode ter.

Via / uol.com.br

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.