Toyota encerra as atividades de sua primeira fábrica no Brasil.

Toyota encerra as atividades de sua primeira fábrica no Brasil.

Imagem / Reprodução.

A partir de março, a Toyota dará início ao encerramento de suas atividades na fábrica em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Dessa forma, os funcionários serão transferidos para outras unidades da montadora no Estado. 

Assim, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 550 colaboradores, provavelmente, 200 serão encaminhados para as fábricas de Sorocaba e Porto Feliz. 

Produção

Portanto, com o fechamento da fábrica da região do Grande ABC, os motores da Toyota deixarão de ser produzidos. Sendo assim, a companhia já começou a fase de desmontagem de equipamentos da linha de produção.

Assim, ao ser procurada, a Toyota do Brasil informou somente que a medida tem o intuito de “buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte do plano de buscar mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade”.

Transferência

Portanto, a medida já estava nos planos da empresa, que pretendia desativar sua primeira fábrica implantada fora do Japão. Dessa forma, acontecerão três etapas para a realocação dos funcionários, segundo o sindicato. De modo que, na primeira fase,que se estende até abril, serão abrangidos poucos trabalhadores.

Já a maioria dos funcionários que escolheram pela transferência serão encaminhados para Sorocaba e Porto Feliz em agosto, quando ocorrerá a segunda etapa. Por fim, a terceira e última etapa será concluída a partir de outubro, de acordo com Wellington Damasceno, diretor do sindicato.

Assim, a Toyota pagará para o funcionário que optou por ser transferido, dois salários nominais no ato. Além de 2,4 salários pela mudança de endereço, além de bônus de transferência de R$ 15 mil e estabilidade até novembro de 2026.

Por fim, os funcionários que não desejam a transferência podem aderir ao Programa de Demissões Voluntárias (PDV), que disponibiliza 35 salários fixos. Assim, para cada ano atuando para a Toyota, o colaborador tem direito a um salário adicional, além das verbas rescisórias. Além disso, aqueles que forem realocados e se arrependerem da decisão  também podem aderir ao PDV. Contudo, terá direito somente a 75% dos valores previstos.

Fechamento da fábrica

Em suma, em abril de 2022, a Toyota anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo e a distribuição da produção de componentes de motores para as cidades do interior de Estado, Sorocaba e Porto Feliz.

Via / Seucréditodigital.com.br

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.