Imagem: Fernando Frazão
Os brasileiros priorizam o conforto e a praticidade do carro particular para se deslocar ao trabalho. É o que revela o Censo Demográfico 2022, cujos dados sobre deslocamento foram divulgados nesta quinta-feira (09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O automóvel particular é o principal meio de transporte para o trabalho, sendo utilizado por 32% das pessoas que precisam se deslocar pelo menos três vezes por semana. O carro supera o ônibus, que é o principal meio de transporte para 21,4% dos trabalhadores, ficando em segundo lugar. Em terceiro, aparecem aqueles que se deslocam a pé, totalizando 17,8%.
Desigualdade e Tempo de Deslocamento:
O analista do IBGE, Mauro Sergio Pinheiro de Sousa, aponta que o resultado reflete o histórico nacional de privilegiar o automóvel, além de evidenciar carências no transporte público, principalmente em grandes centros urbanos.
-
Tempo na Mão: A maior parte dos trabalhadores (57%) leva de 6 minutos a meia hora para chegar ao trabalho, mas esse tempo dispara em grandes capitais.
-
A Duração da Viagem: Em São Paulo, 27,9% das pessoas levam mais de uma hora no trajeto; no Rio de Janeiro, esse percentual sobe para 29,8%. A média nacional é de 12,6%.
-
Desigualdade Racial: As dificuldades de deslocamento estão diretamente ligadas à desigualdade social. Pessoas negras (16,4%) e indígenas (12,2%) levam mais de uma hora para chegar ao trabalho em proporção superior às pessoas brancas (10,4%).
O cruzamento de dados mostra que 70% das pessoas que usam o ônibus levam pelo menos meia hora no trajeto. Já entre os usuários de trem ou metrô, 52,2% demoram, no mínimo, 1 hora para chegar ao emprego.
As disparidades também se refletem na escolha do veículo: o carro é usado por 42,9% das pessoas brancas, mais que o dobro da proporção de pessoas pretas, que utilizam mais o ônibus (29%).
Via: Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-PR.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.