Imagem / Roberto Zacarias/Defesa Civil de SC.
As chuvas que atingem a região Sul deixaram mais de 8.500 pessoas desabrigadas nos últimos dias.
O que aconteceu
Santa Catarina e Rio Grande do Sul vêm sofrendo com vendavais, alagamentos, enxurradas e soterramentos. Desde a última segunda-feira (13), três pessoas morreram em SC e quatro no RS por causa das catástrofes.
No Rio Grande do Sul, 2.653 pessoas foram desabrigadas até a madrugada de hoje. Na área mais afetada pelas enchentes, o vale do rio Taquari, na região central do estado, foram abertos 35 abrigos públicos em 10 municípios, segundo a Defesa Civil.
O Rio Grande do Sul soma ainda 7.527 desalojados, diz a Defesa Civil. Este é grupo de pessoas que também tiveram que deixar suas casas, mas não precisam de abrigo público por poderem ficar com parentes ou amigos.
Em Santa Catarina, o número de desabrigados chega a 5.858. De acordo com a Defesa Civil, foram abertos 82 abrigos públicos em 37 municípios, especialmente na região Oeste, para atender esse público. O número de desalojados não foi divulgado.
Mais de 200 cidades foram atingidas nos dois estados. No Rio Grande do Sul, 138 prefeituras reportaram danos à Defesa Civil. Em Santa Catarina, 71 municípios já foram atingidos e 11 deles foram colocados em estado de calamidade pública.
Quase 30 trechos de rodovia estão bloqueados nos dois estados. No Rio Grande do Sul, são 20 bloqueios totais ou parciais devido a quedas de barreira ou erosão do asfalto. Em Santa Catarina há nove trechos.
Tempo fica estável, mas alerta continua
O mau tempo deverá dar uma trégua no Sul nessa semana. Nas regiões mais atingidas nos dois estados, há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas a partir de amanhã (21), mas em intensidade menor do que na semana passada.
Os estados, no entanto, seguirão em estado de atenção para possíveis novos alagamentos. Ontem (19), a Defesa Civil do RS emitiu alertas de inundação para seis rios da região, que podem forçar mais pessoas a deixarem suas casas.
Via / Uol.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.