Banco Central decreta liquidação do Banco Pleno por irregularidades financeiras

Banco Central decreta liquidação do Banco Pleno por irregularidades financeiras

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou nesta quarta-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Pleno e da Pleno Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários. A medida foi tomada devido ao grave comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, além de violações de normas bancárias e o descumprimento de determinações da autoridade monetária.

O Banco Pleno, anteriormente conhecido como Banco Voiter, era comandado por Augusto Ferreira Lima, ex-CEO e ex-sócio do Banco Master, instituição que está no centro de investigações da Polícia Federal.

Crise de Liquidez e Irregularidades

Segundo a nota oficial do BC, a liquidação foi motivada pela deterioração da liquidez do banco e por infringências disciplinares. O Banco Pleno é considerado uma instituição de pequeno porte, detendo cerca de 0,04% do ativo total do Sistema Financeiro Nacional.

Com a decretação da liquidação, os bens dos controladores e administradores do conglomerado Pleno ficam indisponíveis para garantir possíveis ressarcimentos.

Conexão com o Banco Master

Até meados de 2025, o Banco Pleno integrava o grupo financeiro do Banco Master, de Daniel Vorcaro. O Master é alvo da Operação Compliance Zero, que investiga fraudes estimadas em R$ 17 bilhões, envolvendo a concessão de créditos falsos e tentativas de transações irregulares com o Banco de Brasília (BRB).

Próximos Passos

O Banco Central informou que outras medidas sancionadoras poderão ser adotadas para apurar as responsabilidades administrativas. Caso as suspeitas de crimes financeiros sejam confirmadas, os dados serão compartilhados com as autoridades competentes para investigação criminal.

Para os clientes e investidores da instituição, o processo de liquidação seguirá os ritos legais para a apuração de ativos e pagamentos de credores, sob a supervisão do interventor nomeado pelo BC.

Via: Agência Brasil

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.