Foto: Raphael Ribeiro/BCB.
O Banco Central divulgou hoje a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), quando houve corte da taxa Selic.
O que aconteceu:
Os membros do Copom foram unânimes em concordar com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões. "É o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário", diz trecho da ata.
Na semana passada, o grupo de cinco diretores que apostaram no corte de 0,5 ponto percentual argumentou que a inflação caiu fortemente nos últimos meses.
Quatro diretores, que votaram pelo corte de apenas 0,25%, defenderam uma redução parcimoniosa. "Na opinião desses membros, não se observaram alterações relevantes no cenário ou projeções do Comitê que justificassem uma reavaliação dessa sinalização".
Alguns membros deram mais ênfase à dinâmica recente, enquanto outros enfatizaram que os fundamentos subjacentes para a dinâmica da inflação de serviços ainda não permitem extrapolar com convicção o comportamento benigno recente.
Na semana passada, o Copom decidiu reduzir a taxa básica de juros de 13,75% para 13,25% ao ano. Quem desempatou a votação foi o presidente Roberto Campos Neto, alvo de críticas do governo Lula (PT). Por praxe, o presidente do BC é sempre o último a votar na reunião.
Votaram pela redução de 0,50 ponto:
Roberto Campos Neto (presidente)
Ailton de Aquino Santos
Carolina de Assis Barros
Gabriel Muricca Galípolo
Otávio Ribeiro Damaso
Votaram pela redução de 0,25 ponto:
Diogo Abry Guillen
Fernanda Magalhães Rumenos Guardado
Maurício Costa de Moura
Renato Dias de Brito Gomes
Via / Uol.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.