Imagem: Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo.
A Receita Federal abriu às 10h desta sexta-feira (22) a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Das mais de 43,4 milhões de declarações enviadas, 1.366.778 (ou 3,1%) caíram na malha fina.
Por que caí na malha fina?
Quando você envia a sua declaração, ela passa pelos sistemas da Receita Federal. As informações declaradas são verificadas e comparadas com os dados fornecidos por outras pessoas e empresas.
Se forem encontradas divergências nas informações, sua declaração será retida. Importante lembrar que você não receberá a restituição enquanto a sua declaração estiver na malha fina.
Principais motivos de retenção
Segundo a Receita, os principais motivos que levaram à retenção de declarações na malha fina em 2023 foram:
Deduções (58,1%), relacionadas principalmente a despesas médicas (42,3% do total de motivos de retenção);
Omissão de rendimentos (27,6%) sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados;
Divergências (10%) entre os valores de IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) informados na Dirf e os declarados pelas pessoas físicas;
Deduções do imposto devido (4,3%), recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.
Como saber se há pendências?
Para saber se caiu na malha fina, basta consultar a declaração no e-CAC. Além do status da declaração, o site da Receita também informa qual é a pendência. É preciso ter conta gov.br prata ou ouro para fazer a consulta. Veja a seguir o passo a passo:
Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual);
Faça o login;
Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)"/
Na aba "processamento" ou "Serviços do IRPF", escolha o item "pendências de malha".
Nessa página, é possível ver se você caiu na malha fina e por quê. Caso a declaração tenha apenas erro no preenchimento ou falta de informação, basta enviar uma declaração retificadora (veja como corrigir a declaração anual).
Em alguns casos, contribuinte recebe um termo de intimação fiscal. Isso significa que ele vai precisar apresentar documentos para comprovar as informações enviadas na declaração.
Via / Uol.com.br
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