Imagem / Divulgação.
O empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) confirmou que irá se candidatar à Presidência da República em 2026. Ele será candidato pelo PRTB, mas a sigla passará a se chamar “Brasileiro”, de acordo com o presidente do partido, Leonardo Avalanche.
“Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, afirmou Marçal. O partido também considera uma dobradinha entre Pablo Marçal e o cantor Gusttavo Lima, que também afirmou ter interesse em concorrer à Presidência em 2026.
Pablo Marçal diz ser ex-coach e é empresário. Em 2024, ganhou notoriedade ao se candidatar a prefeito de São Paulo. Em 2022, ele também tentou se candidatar à Presidência pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS).
Na ocasião, o patrimônio declarado por Marçal à Justiça Eleitoral era de quase R$ 88 milhões. Ele foi alvo de uma ação da Polícia Federal em uma operação que investigava crimes eleitorais, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro em 2022.
Marçal sinalizava que tentaria uma candidatura como deputado, mas o partido o lançou como candidato ao Planalto. A candidatura, porém, foi retirada pelo partido. O empresário decidiu apoiar o então candidato Jair Bolsonaro. Sem ser candidato à Presidência, Marçal tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas o TSE suspendeu a candidatura.
Ex-coach, polêmicas e cadeirada
Após a tentativa frustrada de sair como candidato nas eleições presidenciais de 2022, Pablo Marçal se dedicou à carreira de coach e influenciador digital. Atualmente, ele tem 12,8 milhões de seguidores só no Instagram, mas diz ser um ex-coach.
Em janeiro de 2023, Marçal levou 60 pessoas para subir o Pico dos Marins, no interior de São Paulo, sob péssimas condições climáticas. O grupo se perdeu no local, a 2.400 metros de altitude. Foi devido a esse episódio que Marçal ganhou o apelido de "coach messiânico".
O nome do candidato virou assunto novamente após um técnico de audiovisual morrer devido a uma descarga elétrica, e cair de uma altura de quase três metros em um dos estúdios do coach. O caso aconteceu poucos dias depois de uma pessoa morrer durante uma maratona de rua, realizada pelo grupo empresarial comandado por Marçal, em São Paulo.
Já durante a corrida eleitoral municipal de 2024, enquanto candidato à Prefeitura de São Paulo, Marçal se envolveu em diversas polêmicas. Durante um debate organizado pela TV Cultura, o empresário e o jornalista José Luiz Datena se envolveram em uma discussão, e Datena atirou uma cadeira em cima de Marçal. A cena viralizou nas redes sociais.
Ainda durante as eleições municipais, Marçal divulgou um laudo falso sobre o candidato Guilherme Boulos (PSOL). O documento era assinado por um médico que já havia morrido, e narrava uma suposta internação de Boulos por uso de cocaína. Tanto a Polícia Civil como a Polícia Federal concluíram que o laudo divulgado por Marçal era falso. A filha do médico chegou a entrar com ações na Justiça pedindo uma indenização de R$ 150 mil. O empresário foi indiciado pela PF no caso.
Marçal foi cogitado pelo SBT para ser apresentador do programa Casos de Família, fez testes, e chegou a comemorar a contratação nas redes sociais. No entanto, foi desmentido pela própria emissora, que contratou a apresentadora Cariúcha para o programa.
PRTB irá se chamar “Brasileiro”
A mudança de nome do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, para “Brasileiro”, segundo Leonardo Avalanche, tem o objetivo de ser mais simples e direta. “Esta transformação é um passo importante para consolidar a nova identidade do partido e fortalecer sua presença nas próximas disputas eleitorais”, pontuou o presidente do partido.
Os diretórios do partido serão organizados pelo deputado Marcelo Cruz (PRTB-RO), para lançar candidatos ao governo do Estado e ao Senado. Cruz deve se reunir em Brasília com Avalanche e Marçal para discutir as novas etapas.
Via / Terra.com
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.