Paraná é único estado do Brasil com dois Patrimônios Naturais da Humanidade

Paraná é único estado do Brasil com dois Patrimônios Naturais da Humanidade

Imagem:Instituto Guaju

O Paraná se destaca no cenário nacional como o único estado brasileiro a abrigar dois patrimônios mundiais naturais reconhecidos pela UNESCO. O Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste, e as Reservas Sudeste da Mata Atlântica, no Litoral e Região Metropolitana de Curitiba, recebem milhares de visitantes todos os meses, evidenciando a vocação do Estado para o Turismo Sustentável e de Natureza.

Juntos, os dois patrimônios demonstram a importância do Paraná na preservação ambiental e na promoção do turismo sustentável. Atualmente, o país possui 10 propriedades reconhecidas como patrimônio mundial natural, sendo duas delas paranaenses.

Segundo o Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado, desde 2024 foram realizadas capacitações para mais de 20,2 mil profissionais do setor, ressaltando a relevância de divulgar e conservar esses patrimônios naturais.

“Ao apresentar nossa riqueza natural aliada ao turismo sustentável, mostramos ao mercado que o Paraná valoriza sua biodiversidade. Isso atrai turistas e fortalece o setor, que busca experiências ligadas à natureza”, afirmou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu protege 185 mil hectares de Mata Atlântica, sendo um dos últimos remanescentes do bioma no planeta. Faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones, e é lar das Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Segundo a TripAdvisor, são o principal atrativo do Brasil e da América do Sul.

A visitação contribui para a conservação e conscientização ambiental. Entre janeiro e agosto deste ano, Foz do Iguaçu recebeu mais de 3,3 milhões de turistas, sendo 43% desse total no Parque Nacional do Iguaçu. Outros atrativos que conectam os visitantes à natureza incluem o Parque das Aves, Iguassu Secret Falls, trilhas no parque e o Turismo de Base Comunitária no Quilombo Apepu.

“Queremos que cada visitante saia do parque com senso de pertencimento e vontade de colaborar com a proteção desse patrimônio natural”, destacou Marius Belluci, chefe substituto do Parque Nacional do Iguaçu.

Reservas Sudeste da Mata Atlântica

As Reservas Sudeste abrangem áreas de Mata Atlântica com o maior remanescente do bioma no mundo, presentes em 60 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. No Paraná, o patrimônio cobre Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá (incluindo a Ilha do Mel), Pontal do Paraná, e na Região Metropolitana de Curitiba: Adrianópolis, Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Colombo, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.

A iniciativa da Grande Reserva Mata Atlântica promove ações de turismo sustentável, valorizando a biodiversidade e a preservação ambiental. O visitante pode conhecer atrativos como a Ilha do Mel, Estrada da Graciosa, Ekôa Park, Vale do Gigante e o passeio de trem da Serra Verde Express, que liga Curitiba a Morretes, considerado um dos trajetos mais bonitos do mundo.

“O trecho preservado da Mata Atlântica é único, permitindo que turistas nacionais e internacionais vivenciem a natureza em sua forma mais autêntica”, explicou Ricardo Borges, coordenador de comunicação da Grande Reserva Mata Atlântica.

 

Via:Governo do Paraná

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.