Projeto para conclusão da duplicação da BR-163 será licitado nesta terça-feira (05)

Projeto para conclusão da duplicação da BR-163 será licitado nesta terça-feira (05)

Está confirmada a licitação que vai definir empresa responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos para a conclusão da duplicação da BR-163, no trecho entre Cascavel e Marmelândia, ao custo máximo de R$ 3.761.155,13. A concorrência será nesta terça-feira (05), às 15h, de forma eletrônica e, a empresa vencedora será escolhida pela melhor proposta técnica e de preço.

A duplicação completa abrange 74,96 km, mas restam aproximadamente 18 km para serem finalizados. Como o processo começou ainda em 2014, houve a necessidade de revisar o projeto original. Com um acréscimo de 20% na extensão do trecho, o projeto atualizado contemplará um total de 31,61 km, incluindo todos os retornos e acessos necessários.

Uma modificação significativa será feita no segmento entre Lindoeste e Santa Lúcia, próximo à comunidade de Cerro Azul, onde terão que ser feitos retornos para não deixar a população da região sem acesso. Em um dos casos, alguns moradores teriam que se deslocar mais de 40 km de ida e volta para chegar em casa, caso o projeto original fosse mantido.

A empresa selecionada terá 309 dias para desenvolver o projeto, com um prazo total de 489 dias para a entrega final.

Essa etapa marca o reinício das atividades para a conclusão da duplicação, que começou há dez anos e estava prevista para ser finalizada em 2018. No entanto, atrasos e aditivos contratuais interromperam a obra, que está paralisada desde 2020, quando a empresa contratada abandonou o serviço por falta de pagamento. Em 2022, o contrato foi oficialmente cancelado por decisão judicial, abrindo espaço para uma nova contratação.

A licitação desta semana é crucial para retomar o projeto e atender a uma demanda histórica da região por mais mobilidade e, principalmente, segurança na BR-163.

Fonte: EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.