Imagem: SESA-PR
O serviço aeromédico do Paraná se consolidou como referência nacional no atendimento de urgência e emergência, garantindo assistência rápida e especializada a pacientes em todas as regiões. Com 18 anos de operação, o sistema já contabilizou impressionantes 35.180 atendimentos desde sua implantação em 2007.
Apenas entre janeiro e outubro deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 3.201 ocorrências, o que equivale a uma média de mais de 10 atendimentos por dia com aeronaves.
Modelo Exclusivo e Custeio Integral
O modelo paranaense é um dos únicos no País totalmente coordenado e executado exclusivamente para demandas de saúde. Ele é mantido com recursos próprios da Sesa, que investe até R$ 85,5 milhões anualmente no serviço.
A frota conta com seis helicópteros e um avião, distribuídos em cinco bases estratégicas que asseguram a cobertura integral do território:
-
Curitiba
-
Cascavel
-
Londrina
-
Maringá
-
Ponta Grossa
As aeronaves são equipadas com equipes de plantão que incluem piloto, médico e enfermeiro, prontas para agir em resgates de acidentes, emergências clínicas (como infarto e AVC), transporte de recém-nascidos que precisam de UTI e captação de órgãos para transplante.
Inovação para Salvar Vidas
Entre as inovações, o serviço aeromédico do Paraná destaca-se por um projeto pioneiro de transfusão de sangue tipo O negativo (universal) no local da ocorrência para pacientes em estado gravíssimo. Desde a implantação na base de Maringá, 50 pacientes já foram beneficiados com a transfusão ainda no atendimento inicial ou durante o voo até o hospital.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância do serviço: "O serviço é uma parte essencial do atendimento pré-hospitalar e leva assistência especializada de forma imediata para quem mais precisa".
Via: Governo do Paraná
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.