POLÍTICA: Policiais federais repetem no governo Lula as cobranças feitas a Bolsonaro.

POLÍTICA: Policiais federais repetem no governo Lula as cobranças feitas a Bolsonaro.

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Policiais federais e entidades que representam servidores do órgão enviaram um ofício cobrando ações do governo Lula para a categoria. Os pedidos já foram solicitados à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O que aconteceu:

No documento — encaminhado ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues —, os servidores mostraram insatisfação com a demora da discussão da reestruturação das carreiras e apontaram preocupações com a necessidade de medidas efetivas para recomposição salarial de todos os policiais federais e servidores administrativos, ativos e inativos, e pensionistas.

O ofício aponta a defasagem salarial de 51% desde a implementação do sistema de subsídios da categoria, em 2006, sem contar com a recomposição de 9%. Os últimos quatro anos somaram a defasagem salarial de 27%. O texto é assinado pela ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) e outras entidades de classe representativas dos policiais federais e servidores administrativos da PF.

Eles alegam que a última recomposição salarial (no valor de 9%) está defasada em relação à inflação e não compensou o aumento da alíquota previdenciária prevista na reforma da previdência, o que levou a "uma redução salarial para todos os policiais federais e servidores administrativos".

Os grupos exigem que uma medida provisória ou um PL (Projeto de Lei) para a recomposição salarial sejam enviados ao Congresso Nacional com urgência.

"Em comparação com entidades como a Defensoria Pública da União (DPU) e a Advocacia-Geral da União (AGU), bem como com diversas polícias civis estaduais, os policiais federais enfrentam uma desvantagem significativa", aponta o documento, que indica a importância da atuação do PF no território nacional.

Ocorre que, concretamente, já se passaram 7 meses e as forças policiais federais continuam sem a devida valorização. E toda essa situação contradiz com o papel fundamental exercido pelos policiais federais e servidores administrativos, de norte a sul do Brasil, inclusive no combate aos crimes ambientais, aos crimes cibernéticos e na defesa do Estado democrático de direito. É importante sempre frisar que não há gasto com a Polícia Federal, mas investimento. Ofício enviado à Polícia Federal

Via / Uol.com.br

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.