Imagem / @hissamoficial no Instagram.
O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, 65, (sem partido), que se casou com uma adolescente de 16 anos, exonerou a sogra e a tia da esposa depois que o Ministério Público anunciou que investiga suspeitas de nepotismo.
O que aconteceu
A exoneração de Marilene Rode foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial. Dehaini havia nomeado a sogra para a secretaria de Cultura do município um dia após se casar com a filha dela, Kauane Rode Camargo.
Elizangela Rode, tia da adolescente, também foi exonerada. Ela era secretária de Planejamento.
A prefeitura defendeu ontem a nomeação das duas para o cargo e destacando suas experiências. Em nota divulgada hoje, a administração municipal agradeceu o "comprometimento" das duas e informou que Elizangela segue na secretaria de Planejamento, já que é servidora concursada há mais de 10 anos.
Alvo do MP
O Ministério Público do Paraná informou ter "procedimentos em andamento" sobre as acusações de nepotismo na prefeitura. O órgão não forneceu detalhes porque o caso tem ligação com uma menor de idade.
Duas filhas de Dehaini e sua ex-mulher trabalham na prefeitura. Yasmim e Ryam chefiam, respectivamente, as pastas de Administração e Gestão de Pessoas. Já Aline de Deus, ex-companheira do prefeito, é assessora executiva.
A vice-prefeita Hilda Lukalski Seima é ex-cunhada de Dehaini. Ela é titular do cartório e recebeu os documentos para o casamento do prefeito com a adolescente.
Quem é o prefeito
O prefeito já foi apontado pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Narcotráfico como chefe de um esquema internacional de tráfico de drogas. Ele foi preso em março de 2000 após alegar inocência em depoimento à CPI, no dia 1º daquele mês. Ele foi inocentado pela Justiça em 2010.
Antes de ganhar a primeira eleição municipal, ele se dedicava à administração de suas empresas. Nascido na capital de São Paulo, ele se mudou para Araucária no início dos anos 1980.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o prefeito manifestando apoio a Jair Bolsonaro (PL) em sua corrida pela reeleição, no ano passado. As postagens não estão em suas redes oficiais, segundo consulta feita ontem.
Na última eleição municipal, ele afirmou ter patrimônio de R$ 14 milhões. Os bens estão distribuídos em imóveis, helicóptero e valor em espécie.
Dehaini informou ontem ao diretório estadual do Cidadania o seu desligamento do partido. Ele não explicou o motivo da decisão, nem disse a qual partido deve se filiar.
Via / uol.com.br
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.