Imagem:Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde confirmou que o etanol farmacêutico, um dos antídotos utilizados no tratamento de intoxicações por metanol, já foi distribuído para nove estados brasileiros. A segunda remessa do medicamento começou a ser enviada nesta terça-feira (7), reforçando o estoque nacional em meio à crise de adulteração de bebidas alcoólicas.
Com a nova entrega, o número total de frascos de etanol farmacêutico distribuídos pelo Ministério da Saúde chega a 1.125 unidades.
Distribuição por Estado
A distribuição do antídoto visa atender a demanda e o registro de casos de intoxicação. O Paraná está entre os estados que mais receberam ampolas na remessa inicial:
O Ministério da Saúde informou que mais 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição para garantir o reabastecimento contínuo.
Chegada do Fomepizol
Além do etanol farmacêutico, o Governo Federal adquiriu 2,5 mil unidades do Fomepizol, considerado um antídoto mais específico e eficaz contra o metanol, de uma empresa japonesa, que também doou outras 100 unidades. A previsão é que este lote de Fomepizol chegue ao Brasil ainda nesta semana e seja distribuído de acordo com a necessidade de cada local.
Situação dos Casos
Até segunda-feira (6), o Brasil registrava 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Desses, 17 casos foram confirmados.
Em relação aos óbitos, duas mortes foram confirmadas em São Paulo, e outras 12 seguem em investigação em diferentes estados, como Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Ceará.
Via:Agência Brasil
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.