SAÚDE PÚBLICA: Antídoto Contra Intoxicação por Metanol Já Está Disponível em Nove Estados, Incluindo o Paraná

SAÚDE PÚBLICA: Antídoto Contra Intoxicação por Metanol Já Está Disponível em Nove Estados, Incluindo o Paraná

Imagem:Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde confirmou que o etanol farmacêutico, um dos antídotos utilizados no tratamento de intoxicações por metanol, já foi distribuído para nove estados brasileiros. A segunda remessa do medicamento começou a ser enviada nesta terça-feira (7), reforçando o estoque nacional em meio à crise de adulteração de bebidas alcoólicas.

Com a nova entrega, o número total de frascos de etanol farmacêutico distribuídos pelo Ministério da Saúde chega a 1.125 unidades.

 

Distribuição por Estado

A distribuição do antídoto visa atender a demanda e o registro de casos de intoxicação. O Paraná está entre os estados que mais receberam ampolas na remessa inicial:

Estado Ampolas Distribuídas
Paraná 360 ampolas
Pernambuco 240 ampolas
Ceará 120 ampolas
Bahia 90 ampolas
Distrito Federal 90 ampolas
Goiás 75 ampolas
Mato Grosso do Sul 60 ampolas
Rio de Janeiro 60 ampolas
Acre 30 ampolas

O Ministério da Saúde informou que mais 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição para garantir o reabastecimento contínuo.

Chegada do Fomepizol

 

Além do etanol farmacêutico, o Governo Federal adquiriu 2,5 mil unidades do Fomepizol, considerado um antídoto mais específico e eficaz contra o metanol, de uma empresa japonesa, que também doou outras 100 unidades. A previsão é que este lote de Fomepizol chegue ao Brasil ainda nesta semana e seja distribuído de acordo com a necessidade de cada local.

 

Situação dos Casos

 

Até segunda-feira (6), o Brasil registrava 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Desses, 17 casos foram confirmados.

Em relação aos óbitos, duas mortes foram confirmadas em São Paulo, e outras 12 seguem em investigação em diferentes estados, como Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Ceará.

Via:Agência Brasil

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.