TRAGÉDIA EM PALOTINA: Explosão em silo de cooperativa deixa 8 mortos e vários feridos.

TRAGÉDIA EM PALOTINA: Explosão em silo de cooperativa deixa 8 mortos e vários feridos.

Foto: Divulgação.

Uma explosão em um silo da cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina (PR), a 595 km de Curitiba, deixou pelo menos oito mortos e doze feridos, afirmou o delegado responsável pelo caso à GloboNews. Uma pessoa segue desaparecida.

O que aconteceu:

A explosão ocorreu em um túnel de transporte de grãos, por volta das 16h50 de quarta (26), mas a causa ainda não foi identificada, segundo a C.Vale informou em comunicado. A cooperativa ressaltou que a "prioridade" agora é a "integridade dos colaboradores atingidos e seus familiares".

O silo estava sendo usado para armazenar milho e fica a 15 km do centro de Palotina, numa área com vários silos. A explosão teria ocorrido em um túnel de transporte e, segundo os bombeiros, também destruiu parcialmente outros dois silos.

Por volta das 20h, os bombeiros ainda não haviam conseguido entrar no silo destruído. Como ele ameaçava ruir, primeiro foi necessário fazer o escoramento da estrutura, para ingressar com segurança e procurar os desaparecidos.

Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando ocorreu a explosão, cuja causa ainda não foi identificada.

O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos.

Vìtimas e resgate

Os bombeiros disseram que foram acionados por volta das 17h, quando foram até o local. Uma força-tarefa com 11 viaturas, mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo foi mobilizada para ajudar a conter as chamas e socorrer os feridos.

Inicialmente, o número estimado de vítimas era de 4 mortes e até 27 desaparecidos. A informação foi corrigida pelo Corpo de Bombeiros, que assumiu a coordenação da ação no local.

Equipes aeromédicas e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram enviadas para o local da explosão a fim de socorrer as vítimas, segundo a Consamu (Consórcio de Saúde Intermunicipal Samu Oeste). De acordo com os socorristas, o foco é localizar os desaparecidos.

Em nota, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) disse que pelo menos uma pessoa foi transferida do Hospital Municipal de Palotina para a Policlínica de Cascaval, e que "aguarda novas demandas" para a transferência de pacientes feridos no incêndio. "A Sesa já acionou os hospitais de referência do Estado para possíveis acolhimentos de outros feridos", informou.

Via / Uol

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.