TSE: Tribunal cassa mandato de Francischini; Adelino Ribeiro assume cadeira na Alep

TSE: Tribunal cassa mandato de Francischini; Adelino Ribeiro assume cadeira na Alep

Imagem/ Orlando Kissner

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta quinta-feira (28) o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (PSL), conhecido como Delegado Francischini, acusado de disseminação de notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas durante as eleições de 2018.

A corte também votou pela inelegibilidade de Francischini por oito anos contados a partir de 2018 – ou seja, até 2026.

Os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Mauro Campbell e Sérgio Banhos acompanharam o entendimento do relator, ministro Luis Felipe Salomão, que apresentou voto favorável à cassação e inelegibilidade por oito anos do parlamentar. Carlos Horbach, por sua vez, votou divergente dos demais.

Em seu voto, Salomão destacou que o vídeo feito pelo deputado estadual teve 6 milhões de visualizações e “levou a erro milhões de eleitores”. “Me chamou a atenção que eram denúncias absolutamente falsas, manipuladoras. Levou a erro milhões de eleitores”, afirmou.

No lugar de Francischini, volta a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná o cascavelense Adelino Ribeiro. Adelino está atualmente no Governo do Estado.

Via / CNN Brasil

 

RRMAIS.COM.BR “Informação com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.