Imagem: Catve
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma grande operação para desarticular uma organização criminosa que atuava no Oeste e Sudoeste do Paraná. O grupo era especializado na aplicação de golpes bancários e fraudes eletrônicas e usava o dinheiro obtido ilegalmente para financiar o tráfico de drogas na região de fronteira.
A ação policial mirou a estrutura de lavagem de dinheiro e o poder financeiro da quadrilha, considerada de alta periculosidade.
O Esquema Duplo: Fraudes e Tráfico
As investigações revelaram que o esquema de crime organizado funcionava em duas frentes interligadas:
-
Golpes e Fraudes: Os criminosos aplicavam diversos tipos de fraudes cibernéticas, como o golpe do falso agente bancário e clonagem de cartões, lesando vítimas em todo o país e desviando grandes somas de dinheiro.
-
Lavagem de Dinheiro: O dinheiro ilícito era "lavado" e injetado diretamente no tráfico de drogas interestadual (e possivelmente internacional, devido à localização fronteiriça do Oeste do PR), garantindo o capital de giro para a compra e distribuição de entorpecentes.
A operação cumpriu diversos mandados de prisão e de busca e apreensão em várias cidades do Paraná e possivelmente em outros estados.
Resultados da Operação
Embora os valores exatos e o número total de presos não tenham sido detalhados, o objetivo principal da ação foi interromper a circulação financeira do grupo e desarticular os líderes da organização.
Foram apreendidos computadores, celulares e documentos que ajudarão a mapear toda a rede de crimes, incluindo as dezenas de contas de laranjas e empresas de fachada usadas para movimentar os valores fraudados.
A Polícia Civil ressaltou a importância da ação para enfraquecer o crime organizado na fronteira e reforçou o pedido para que a população continue denunciando atividades suspeitas pelos canais oficiais.
Via: Catve
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe do Portal RRMAIS.COM.BR pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.