O último levantamento de plantio e colheita divulgado pelo Departamento de Economia Rural apontou uma piora nas condições das lavouras de soja no Paraná. Segundo os técnicos de campo do Deral, as chuvas volumosas e constantes, que ocorreram durante janeiro em quase todo o Estado, causaram aumento nos casos de doenças e preocupação com a qualidade e produtividade do grão.
O relatório aponta que, da área total semeada, de 5,57 milhões de hectares, aproximadamente 78% encontram-se em condições boas, 19% encontram-se em condições médias e cerca de 2% encontram-se em condições consideradas ruins. A expectativa dos produtores e dos técnicos que acompanham o setor é que a chuva dê uma trégua nas próximas semanas e que os agricultores consigam realizar os tratos culturais necessários que possam garantir uma safra volumosa e de qualidade.
O plantio da soja de segunda safra alcançou aproximadamente 65% da área estimada. Segundo os técnicos de campo do Deral, serão cultivados aproximadamente 39 mil hectares neste ciclo. A produção estimada é de 107,6 mil toneladas.
Fonte: Departamento de Economia Rural - Deral.