Catanduvas forma seu primeiro Optometrista

Catanduvas forma seu primeiro Optometrista

Foram cinco anos de estudos e dedicação plena até este importante momento na vida do empresário Altamir Borba, proprietário das empresas, Ótica e Cia e Clínica Espaço Saúde, nos municípios de Catanduvas e Três Barras do Paraná que concluiu com êxito neste mês de julho/2021, o curso na área de Optometria pela Universidade do Contestado – UNC da cidade de Canoinhas-SC.

O optometrista é o profissional responsável por identificar problemas no sentido da visão, como astigmatismo, miopia, hipermetropia, utilizando-se apenas de métodos não invasivos, como testes de acuidade visual e refração, para que possa prescrever óculos de correção de grau, apenas.

O optometrista não pode receitar medicamentos para o tratamento de doenças visuais como conjuntivite e glaucoma, e não tem formação para fornecer tais diagnósticos, devendo sempre aconselhar ao paciente que procure um médico oftalmologista para a manutenção da saúde ocular.

O optometrista também tem a competência para realizar campanhas que promovam a prevenção dos distúrbios acima citados, bem como desenvolver e ajustar os óculos e acompanhar o paciente durante o período de adaptação. 

Se você faz acompanhamento regular da sua saúde óptica, ou usa óculos, provavelmente você já tenha passado pelo médico oftalmologista e talvez, também pelo optometrista. Isso porque ambos atuam na área da saúde e primam pelo bem-estar oftalmológico da população.

Para se tornar um profissional em optometria é necessário o curso superior em optometria, com aprovação de Grade Curricular pela Secretaria da Educação e MEC, que pode ser oferecido em três instâncias: curso técnico em optometria, que em geral leva um ano e meio para ser concluído, curso tecnológico, com duração de três anos em média, ou bacharelado, com duração de cinco anos.

Parabéns Altamir Borba pela conquista, a população da região enaltece sua dedicação e tem a certeza que conta com um ótimo profissional, responsável e que prima pela qualidade no atendimento dos seus pacientes.