Imagem / RRMAIS/Arquivo.
O serviço aeromédico do CONSAMU (Consórcio de Saúde do Oeste/PR) esteve em Guaraniaçu por volta das 10h30min da manhã deste sábado (07), para realizar o transporte de um idoso iniciais J. Z., de 67 anos, morador da área urbana do município.
O paciente apresentou quadro clínico de TCE (Trauma Cranioencefálico) e estava internado no Hospital Fundação de Saúde Santo Antônio. Ele apresentou piora no seu quadro e precisou ser transferido para atendimento médico especializado no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) em Cascavel.
O que é Trauma Cranioencefálico (TCE):
O trauma cranioencefálico consiste em lesão física ao tecido cerebral que, temporária ou permanentemente, incapacita a função cerebral. O diagnóstico é suspeitado clinicamente e confirmado por imagens (primariamente TC).
Inicialmente, o tratamento consiste em suportes respiratório e manutenção adequada de ventilação, oxigenação e pressão arterial (PA).
Com frequência, a cirurgia é necessária em pacientes com lesões mais graves para a colocação de monitores a fim de medir a elevação da pressão intracraniana, descomprimir o cérebro se a pressão intracraniana estiver aumentada ou remover hematomas intracranianos.
Nos primeiros dias após a lesão, é importante manter a perfusão e oxigenação cerebral adequadas e prevenir complicações de alteração do sensório. Subsequentemente, muitos pacientes requerem reabilitação.
Redação
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” - Guaraniaçu-PR.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.