TECNOLOGIA: Energia Solar, benefícios que vão além da economia.

TECNOLOGIA: Energia Solar, benefícios que vão além da economia.

Imagem / Reprodução.

Os brasileiros vêm buscando alternativas a fim de economizarem na hora de realizar o pagamento da conta de luz. Como alternativa, investimentos em energia solar tem sido uma saída, sobretudo quando trata-se de financiamento na instalação (mais de 50% das instalações de painéis solares no Brasil é feita por financiamento).

A geração de energia solar e o financiamento de painéis solares acabam sendo menores do que se comparado aos gastos com energia elétrica

Quando o consumidor não dispõe do total dos recursos necessários, a opção do financiamento para obter energia solar se mostra vantajosa. Aliás, as taxas de juros que incidem sobre o valor, no final das contas, resulta em economia no bolso dos consumidores. Além de diminuir ou se isentarem das despesas com a conta de luz, as pessoas que possuem painéis solares em suas casas não ficam mais reféns dos contínuos aumentos.

Só em 2021, a conta de luz provavelmente ficará 12% mais cara, em média. A tarifa convencional já sofreu reajuste de 7%, e a bandeira vermelha (para cada 100 kWh) de 52%, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para 2022, a estimativa é de aumento médio de 16,68%.

A boa notícia é que o custo com juros termina quando o financiamento é quitado, diferente dos reajustes convencionais, de quem ainda não utiliza a energia solar como alternativa.

Financiamento em até 96 meses

Os investimentos em geração de energia solar fotovoltaica oferecidos no mercado podem ser pagos em até 96 meses. Em média, as vendas são feitas para pagamento em cinco anos. “Ou seja, depois desse período, o consumidor não tem mais nem os reajustes da conta luz, nem os juros do financiamento”.

Mais de 50% dos investimentos em instalação de painéis solares e geração de energia solar no Brasil é feita por financiamento, de acordo com o “Estudo Estratégico – Geração Distribuída: Mercado Fotovoltaico”, da Greener, empresa de assessoria na área de energia solar. É um mecanismo muito utilizado por consumidores – grupo que responde por quase à três quartos (74%) dos financiamentos das placas solares

Energia solar e o chamado payback

Outra pesquisa mostra que o investimento que compensa é o chamado “payback”, isto é, tempo para que os recursos despendidos inicialmente sejam compensados, o retorno sobre o investimento das placas solares. Em um investimento com retorno de R$ 420 mil. Todos os anos, com o corte nos gastos com conta de luz, esse valor acumulado vai sendo descontado. Sendo que, depois de quatro anos, com a economia desejada, os recursos aplicados são recuperados.

Outro fator que faz com que os consumidores aderem a energia solar é a sustentabilidade. “Tanto para residência, como para estabelecimentos comerciais, é de fato um investimento considerável. Porém, com as possibilidades de financiamento, com o ‘payback’, e ainda mais neste contexto de crise hídrica que tem elevado o encarecimento da energia no Brasil, é um investimento com retorno financeiro, sem falar da importância da sustentabilidade ambiental”.

Em Guaraniaçu a Fertizan, situada às margens da BR 277, na altura do Km 521, em seu portifólio de produtos e serviços, também trabalha com Projetos e Instalação de Painéis Solares Fotovoltaicos, em parceria com a empresa Enerzee com sede em Cuiabá – MT.

Segundo o gerente de vendas da Fertizan, Genucélio Piacentini, a energia solar fotovoltaica é a fonte de energia que mais cresce no mundo e a Enerzee oferece as melhores soluções para residências, empresas, indústrias e áreas rurais, se tornarem mais econômicos e sustentáveis.

Genucélio lembra que os interessados em instalar o projeto de Energia Solar, podem solicitar orçamento sem compromisso pessoalmente na empresa Fetizan ou entrar em contato pelos telefones (45) 3232-1654 ou celular (45) 9 9131-0185.

Redação

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

Edson da Cunha

Edson da Cunha

Bacharel em Direito pela UNIVEL - Universidade de Cascavel, radialista comunicador e apresentador na emissora de Rádio Viola 98,1FM de Guaraniaçu.