Imagem/Câmara Ibema.
A Câmara Municipal de Ibema, trabalhou em ajustes para atendimento de exigências ao Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023, este que é elaborado no País, dividido em entidades e Estados e que depois de alguns ajustes ao Portal da Transparência e site oficial desta Casa de Leis de Ibema, respondeu a questionário oficial do TCE.
Esta aferição foi realizada dentro do segundo ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com a participação de todos os TCs estaduais, além do Tribunal de Contas da União (TCU). O ranking – dividido em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais.
No ano anterior (2022), aconteceu a primeira etapa da avaliação e a Câmara Ibema atingiu 51% de transparência e ficou em 379º lugar no ranking em 2022 dentro do Estado do Paraná com análise a 399 Câmaras Municipais.
Esta segunda etapa avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR – na área estadual – e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores.
Neste ano, a equipe trabalhou em conjunto para que a transparência da entidade melhorasse esse índice e no dia 13 de novembro saiu resultados com a conclusão de 2023: A Câmara Municipal de Ibema atingiu 90,14% de transparência, e subiu para colocação de 85º lugar no ranking estadual, o que mostra a preocupação da Gestão junto a equipe para atender da melhor forma possível tanto o cidadão que via on-line busca saber da movimentação da entidade, quanto aos órgãos fiscalizadores como MP e TCE, facilitando o acesso a transparência e aos dados.
O Presidente da Câmara Municipal de Ibema, Dilso Padilha se mostrou muito satisfeito com resultado e parabenizou a todos os servidores que se dedicam diariamente pelo bom andamento da Casa de Leis do Município.
Via/Câmara Ibema.
RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” – Guaraniaçu-Pr.
** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.