IBEMA: Vereador denuncia descaso da adminsitração municipal nas ações limpeza pública

Imagem / Reprodução.

O governo municipal vem investindo, aproximadamente R$ 600 mil reais anualmente, com serviços de limpeza pública em Ibema.

Apesar do aumento no número de pessoas contratadas para executar os serviços e a divisão das tarefas em duas frentes de trabalho, o serviço tem deixando e muito a desejar, conforme afirma o vereador Jeferson Ferreira (PSD), que em visita ao Portal RRMAIS, relatou as inúmeras reclamações que tem recebido da população residente nos bairros e centro do município.

Atualmente são gastos R$ 22.125,00 totalizando R$ 265.000,00 (lote 01) mais R$ 26.017,25 mensais totalizando R$ 383.225,17 (lote 02) perfazendo assim, um montante de R$ 48.142,25 mensais e de R$ 577.706,96 anualmente, com a nova empresa prestadora dos serviços contratada mediante a licitação na modalidade de PREGÃO Nº 54/2021.

O vereador Jeferson, legítimo representante do povo e eleito para desempenhar a função de legislador entre as quais, a fiscalização dos atos do Executivo, já protocolou REQUERIMENTO Nº 004/2022, junto ao governo municipal solicitando informações.

   

O vereador constatou que as pessoas contratadas para a realização dos trabalhos, são pessoas dedicadas e excelentes profissionais, porém, o que se percebe é que falta GESTÃO, fiscalização da prefeita Viviane Comiran e sua equipe junto a empresa contratada, para que a mesma, mantenha um cronograma de trabalho com data pré-definida, para que os profissionais, possam estar atuando de forma que consigam atender a demanda de serviços.

Conforme estipula o contrato em vigor, cabe ao Contratado (Empresa), de acordo com a Cláusula que trata das Disposições Gerais, - SUBMETER-SE À FISSCALIZAÇÃO DO CONTRATANTE (Município).

Já item contratual OBRIGAÇÕES do CONTRATANTE prevê:

- Fiscalizar o serviço contratado de acordo com as normas estabelecidas deste Edital;

- Atestar a execução dos serviços mensais e sua efetiva realização, apresentados na nota fiscal/fatura, por meio do aceite do serviço prestado de acordo com os valores e quantidades estabelecidos;

“O que está claro é que falta GESTÃO, um acompanhamento direto e um cronograma que determine os trabalhos nos locais onde se deve executar os serviços”, disse o vereador afirmando que, não se observa a determinação de execução das tarefas com data e período pré-definido para os bairros e tão pouco, para o centro. Não há por exemplo, diz ele, um dia específico para a realização de roçadas, limpeza nas caixas bocas de lobo, pintura em meio fio, remoção e coleta de resíduos de toda natureza, entre outras tarefas que regem o contrato.

Segundo o vereador, os profissionais estão sem direcionamento para execução dos trabalhos, falta alguém do governo acompanhar estes serviços com mais atenção e aplicar a empresa as sanções previstas no contrato pelo não cumprimento do mesmo.

Finalizando, o vereador Jeferson Ferreira, afirmou, “são aproximadamente R$ 600.000,00 reais investidos anualmente para a execução destes serviços, dinheiro público que deve ser bem gerenciado e nós no legislativo municipal estamos de atentos”.

A prefeita Viviane Comiran foi procurada pela reportagem RRMAIS para se manifestar sobre tal situação, porém, até o momento não obtivemos resposta.

Estamos abertos à divulgação, do que o setor público municipal, tem a dizer sobre o assunto abordado.

Redação

 

RRMAIS.COM.BR “Notícias com Credibilidade” - Guaraniaçu-PR.

** Envie fotos, vídeos, sugestão de pautas, denúncias e reclamações para a equipe Portal RRMAIS.com.br pelo WhatsApp (45) 9 9132-8230.

 

Galeria de Imagens

  • 01
  • 02
  • 03