Onde estou gastando meu dinheiro?

Onde estou gastando meu dinheiro?

O controle das finanças pessoais é um grande desafio para todos, pois apesar de parecer ser algo simples de ser realizado, acaba por ser aquele a que a maioria das pessoas da pouca importância.

Quando você lê qualquer artigo, sobre como economizar ou começar a investir, normalmente a primeira dica é “nunca gaste mais do que você ganha”, mas fazer isso exige controle e sabemos que o controle das finanças pessoais é um grande desafio para todos, pois apesar de parecer ser algo simples de ser realizado, acaba por ser aquele a que a maioria das pessoas da pouca importância.

Mas na prática, como começar a fazer isso? De maneira simples, o primeiro passo é conhecer suas próprias finanças, ou seja, é necessário saber exatamente quanto ganha e também quanto e em que gasta o seu dinheiro, para que seja possível então realizar uma previsão e verificar no que deve economizar.

É obvio que sempre devem haver cortes de gastos desnecessários, então se você já os conhecer, comece imediatamente, todavia, caso não seja ainda possível, inicie organizando-se imediatamente, de forma a começar um controle de todos os recebimentos e pagamentos que realiza todos os meses, para depois partir para um orçamento pessoal e para o corte de despesas desnecessárias.

Como começar este controle? 

Se você não sabe por onde começar o controle, comece primeiramente levantando todos gastos que realizou no decorrer do mês anterior, por meio dos documentos pagos (boletos, faturas, supermercado etc.) depois faça uma relação, do tipo de despesa, data, destinatário do pagamento e valor pago e se essa despesa é fixa (ocorre todos os meses) ou variável (esporádica), como no exemplo abaixo:

Tipo Despesa Data Destinatário Valor Fixa / Variável
Luz 03/02/2021 Copel 57,00 Fixa
Supermercado 05/02/2021 Ponto Certo 450,00 Fixa
Computador 09/02/2011 Casas Bahia 1.800,00 Variável
Dizimo 10/02/2011 Minha Igreja 100,00 Fixa

Provavelmente após fazer esse levantamento, verificará que a soma das despesas “colocadas no papel” é menor do que as que efetivamente ocorreram. Caso isso tenha ocorrido, não se desespere, lembre-se que você está começando a sua organização para “gastar menos do que ganha”.

Essas diferenças ocorrem normalmente pois no dia-a-dia são realizados pagamentos de pequenas despesas, das quais não são solicitados os comprovantes, como por exemplo, um cachorro quente, almoço, bala, cupom de estacionamento etc.

De início, não será necessário controlar todas essas despesas de maneira separada, todavia será necessário saber o seu montante e, não sendo elas o ponto comprometedor do orçamento, podem ser chamadas meramente de “Outras Despesas”.

Supondo que você ao tentar realizar o levantamento acima, chegou à conclusão de que as “Outras Despesas” comprometem seu orçamento. Nesse caso, comece hoje mesmo ao final de cada dia montar a planilha acima, e após um mês já terá a base uma base de quanto e em que gasta.

Por fim, seguindo esses passos iniciais você conhecerá suas finanças e já terá base suficiente para começar a cortar gastos desnecessários. Nos próximos artigos, avançaremos para um controle financeiro efetivo, para a criação de um orçamento de receitas e despesas, mesclando esses itens com Aplicativos  e Planilhas que ajudem nessa tarefa.

 

Darlon Schulz

Darlon Schulz

Cristão, Contador, especializado em Auditoria e Perícia Contábil e Gestão Tributária. Atua há mais de 10 anos em Gestão e Planejamento Tributário e no Planejamento Orçamentária aliado a Contabilidade Gerencial. Também um apaixonado por filmes e séries, das quais poderão ver dicas por aqui.