Intradermoterapia ou Mesoterapia

Intradermoterapia ou Mesoterapia

Muitas vezes ouvimos o termo “aplicação de Enzimas”, é um termo errôneo porque nem todos os ativos usados neste procedimento são enzimáticos. Por isso o termo correto é intradermoterapia ou mesoterapia, que consiste na injeção subcutânea de vitaminas, antioxidantes, fatores de crescimento, hidratantes, peptídeos e enzimas. Essa técnica é utilizada em diferentes tratamentos estéticos, de acordo com as necessidades e avaliação especializada.

 Entre os benefícios obtidos estão gordura localizada, celulite, estrias, flacidez, melasma, acne e diminuição de poros. O procedimento pode repor nutrientes importantes para a saúde e beleza do tecido, por ser aplicado diretamente no local, a ação é rápida e os resultados são promissores.

A Intradermoterapia é um tratamento caracterizado pela aplicação subcutânea e intradérmica de substâncias. Em geral, o procedimento é usado de forma combinada, sendo então um coadjuvante dentro de planos específicos de tratamento, com o objetivo de melhorar a qualidade da pele e da circulação sanguínea. Como as substâncias são administradas diretamente na região, os efeitos costumam ser rápidos, de forma que em poucas sessões já é possível obter resultados significativos. 

Para obter resultados ainda mais satisfatórios, nos tratamentos estéticos corporais, orienta-se que a intradermoterapia seja associada a massagens, ou aplicação de outros aparelhos estéticos. Para isso, deve haver a orientação especializada, que envolve uma avaliação individualizada, de modo que a melhor combinação seja feita.

A aplicação é feita com agulhas curtas, que permitem perfeito controle e precisão da injeção. Alguns ativos podem ser aplicados com caneta pressurizada, importante ressaltar que ativos como desoxicolato de sódio é o ativo mais indicado para gordura localizada, e outro que não pode ser usado na caneta pressurizada, porque a aplicação desse ativo tem que ser precisa e usada na caneta pressurizada pode ocorrer necrose no local aplicado.

E ainda há a aplicação de ativos que podem ser intramusculares, auxiliando no emagrecimento, ganho de massa e melhora do condicionamento físico.

Rose Muner

Rose Muner

Doutoranda em ciências biomédicas; Especialista em acupuntura; Especialista em Dermato funcional; Especialista em cosmetologia clínica; Especialista em cosmetologia aplicada à estética; Especialização em acupuntura estética pela Beijing Tradicional Medicine Training Central (WFAS); Proprietária do Centro Estética Belíssima há 15 anos; Especialista em procedimentos invasivos não cirúrgicos; Extensão em anatomia em cadáver( EUA); Especialização em ozonioterapia; Especialista enfermagem em Dermatologia).